Nota Técnica: Vigilância em Saúde e Uso de Equipamento UBV

5 de março de 2024

A vigilância em saúde desempenha um papel crucial na proteção da população contra ameaças à saúde pública, incluindo o controle de vetores de doenças transmitidas por mosquitos. Nesse contexto, é essencial utilizar métodos eficazes e seguros para combater esses vetores, minimizando o risco para a saúde humana e ambiental.

O Uso de Equipamento UBV:
O equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV) representa uma tecnologia de última geração no controle de vetores, especialmente mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Este equipamento permite a dispersão controlada de inseticidas em forma de spray, sem a geração de fumaça.

Diferenciação do Equipamento Termobolizador:
É importante ressaltar a distinção entre o equipamento UBV e o termobolizador. Enquanto o UBV dispersa o inseticida na forma de spray puro, sem a produção de fumaça, o termobolizador utiliza o calor para vaporizar o inseticida, misturando-o com diluentes como querosene, diesel ou óleo de soja, resultando na liberação de fumaça durante o processo.

Riscos Associados à Fumaça do Termobolizador:
A utilização de equipamentos termobolizadores, que geram fumaça durante a aplicação de inseticidas, representa um risco significativo para a saúde pública e o meio ambiente. Essa fumaça contém partículas nocivas que podem ser inaladas pela população, causando danos à saúde respiratória e contribuindo para a poluição do ar.

Recomendações do Ministério da Saúde:
O Ministério da Saúde preconiza o uso de tecnologias seguras e eficazes no controle de vetores, priorizando métodos que minimizem o impacto negativo na saúde e no meio ambiente. Nesse sentido, o uso do equipamento UBV é recomendado como uma alternativa mais segura e eficiente em comparação com o termobolizador.

Orientações da Prefeitura:
A Prefeitura, por meio desta nota técnica, busca orientar a população a não cair em desinformação e fake news relacionadas ao controle de vetores. É fundamental que os cidadãos estejam atentos às informações oficiais fornecidas pelas autoridades de saúde, priorizando o uso de métodos seguros e aprovados, como o equipamento UBV, no combate aos mosquitos transmissores de doenças.
Portanto, a utilização de equipamentos de última geração, como o UBV, no controle de vetores é fundamental para proteger a saúde pública e o meio ambiente. Ao evitar o uso de métodos obsoletos, como o termobolizador, que geram fumaça e representam riscos à saúde, é possível promover uma abordagem mais eficaz e segura no combate às doenças transmitidas por mosquitos.

NOTA TÉCNICA

Prefeitura de Carmo do Paranaíba, cuidando de você.