Notícias

FESTA CULTURAL: BRINCADEIRAS DE CRIANÇA DO PRÉ- ESCOLAR MUNICIPAL PROFESSOR GASPAR BRAZ DE ARAÚJO

10 de junho de 2019

Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é o momento em que a criança está se desenvolvendo.

Enquanto brinca, a criança aprende, experimenta o mundo e  possibilidades, vivencia relações sociais, desenvolve sua autonomia e organiza suas emoções.

Às vezes o brincar seja visto apenas entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes….

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar a criatividade para criá-los.

As crianças interagiam umas com as outras de forma afetuosa, brincavam na rua sem se preocupar com a violência, ou seja, viviam a sua fase. Os meninos iam para rua jogar bolinha de gude, soltar pipa, rodar pião, andar de carrinho de rolimã, jogar futebol…

Já as meninas brincavam de boneca, de casinha, pulavam amarelinha, pulavam elástico, jogavam queimada, brincavam de bambolê,  jogavam vareta, adoleta.

Todas essas brincadeiras, além de serem bastante educativas, serviam como forma de relação social com outras crianças e  agregavam valores como a bondade, caridade, humildade, ter amore respeito ao próximo.

Nos dias atuais, as brincadeiras infantis mudaram muito em relação ao passado. Hoje as crianças se divertem com computadores, celulares e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção.

Na nossa festa BRINCADEIRAS DE CRIANÇA  queremos resgatar um pouco das brincadeiras vividas por nossos pais e mostrar às nossas crianças que é possível brincar de forma alegre e divertida e longe da tecnologia.

Precisamos valorizar e regatar essa infância tão gostosa vivida por nossos pais.