REALIZADAS EM CARMO DO PARANAÍBA IMPORTANTES AÇÕES DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

22 de julho de 2015

A Secretaria de Saúde de Carmo do Paranaíba, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), realizou, no dia 14 de julho, importantes ações de conscientização e prevenção contra o Câncer de Boca.

No período da manhã foi realizada uma palestra direcionada aos odontólogos das redes pública e particular da cidade e região, com o tema: Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer de Boca, ministrada pela Cirurgiã Dentista Drª. Ana Paula Silva, que é também Assistente Técnica do CRO-MG e mestra em Oncologia. Em suas explanações, enfatizou que o Câncer Bucal é uma forma de tumor maligno que acomete principalmente a garganta. Pode se desenvolver também nos lábios, assoalho da boca, língua, céu da boca, gengiva e glândulas salivares. Segundo a Drª Ana Paula, a incidência desse tipo de doença está entre os dez tipos mais comuns de Câncer, com as maiores taxas de mortalidade entre os tumores malignos da região da cabeça e do pescoço.

Ana Paula orientou os dentistas participantes quanto à responsabilidade dos mesmos em relação ao diagnóstico precoce: “O Câncer Bucal é um grave problema de saúde em todo o mundo. A maior parte dos casos da doença é detectada em fase avançada, assim, o número de óbitos em consequência desse mal é bastante relevante. O diagnóstico precoce do Câncer Bucal propicia muito mais possibilidades de cura da doença.”

O importante evento contou também com a presença do presidente do CRO-MG, Dr. Luciano Eloi Santos; da Secretária Municipal de Saúde, Leandra Costa; da Chefe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Carmo do Paranaíba, Laura Melo Vaccaro; da presidente da Associação Brasileira de Odontologia, secção Carmo do Paranaíba, Noêmia Brito e de outros 44 odontólogos de Carmo do Paranaíba, Arapuá, Lagoa Formosa, Rio Paranaíba e Patos de Minas.

A Secretária Municipal de Saúde, Leandra Costa enfatizou: “O Cirurgião-Dentista exerce papel primordial na prevenção do Câncer de Boca, principalmente quando atua nos níveis de prevenção primária e secundária, ao propor ações que facilitem o reconhecimento dos indivíduos pertencentes ao grupo de risco e quando realiza ações práticas que busquem diagnosticar precocemente as lesões suspeitas”.

A prevenção primária do Câncer de Boca consiste, fundamentalmente, em programas e medidas de combate ao consumo excessivo de cigarros e bebidas alcoólicas, dois agentes importantes no acometimento do Câncer Bucal.

Logo após a palestra, todos os profissionais presentes se concentraram na Praça N. Senhora da Abadia, região central da cidade, onde distribuíram folders e kits contendo escova de dente, pasta e fio dental, além de orientarem ao público da necessidade de cuidados para à prevenção do Câncer Bucal.