REALIZADA PALESTRA DE CONCIENTIZAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA EDUCADORES

13 de maio de 2015

Foi realizada, segunda-feira, 11, na Secretaria Municipal de Educação, palestra de conscientização sobre os riscos da Dengue. O evento teve a participação do Dr. Alexander Gonçalves, que discorreu sobre os principais cuidados para se evitar os riscos de uma epidemia que preocupa autoridades em geral, sobretudo as ligadas à área da Saúde. Já se sabe que o problema se encontra em situação de emergência, inclusive em estados como São Paulo.  Participaram também os secretários municipais Leandra Costa (Saúde), João Vaz (Desenvolvimento Social), Luiz Ricardo (Meio Ambiente) e Desirée Resende (Educação). A palestra faz parte da Campanha de Combate à Dengue, desenvolvida pela Prefeitura Municipal, que tem como foco a adoção de hábitos diários para conter a proliferação do mosquito transmissor.

A palestra teve como intuito instruir aos educadores para que orientem suas respectivas escolas e realizem ações voltadas à conscientização e erradicação dos focos da doença no Município.

“A criança interfere nos hábitos e atitudes da casa, chamando a atenção dos pais, familiares e amigos para a necessidade de combater e eliminar focos do mosquito. O que aprendeu também na sua escola é relevante para uma ação conjunta contra a Dengue. O papel do educador está em trabalhar este tema na sala de aula”, explanou a Secretária Municipal de Educação, Desireé Resende.

A campanha além das escolas mobilizará toda cidade nos dias 22 e 23 de maio, através da realização de um Mutirão de Limpeza, que será efetuado em todos os bairros da cidade e conta com o apoio de empresas e cidadãos com o propósito conter a propagação da Dengue.

O Dr. Alexander Gonçalves reforçou que o combate à Dengue deve se antecipar e atuar diretamente na erradicação dos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “As ações de controle e combate à dengue devem se antecipar aos problemas. Isso se resume no controle do foco do mosquito. Esse é o tema principal da campanha deste ano. Com a campanha, pretendemos alertar a população sobre a importância de manter hábitos simples de combate à doença”, explicou.