SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL FOI REALIZADA EM CARMO DO PARANAÍBA

24 de maio de 2017

A Administração Municipal de Carmo do Paranaíba, parabeniza a Secretaria Municipal de saúde, em especial aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS`s), pela realização da Semana Nacional da Luta Antimanicomial, cujo tema foi “Faz escuro, mas eu canto: Liberdade em todo canto”.

Durante a semana foram realizadas várias ações de conscientização e reflexão sobre a socialização das pessoas com transtornos mentais. O encerramento das atividades foi realizado na última sexta-feira (19), com a Palestra do psiquiatra do CAPS AD II e do Ambulatório de Psiquiatria do Município, Dr. Murilo Loureiro, e a roda de conversa com o representante da Superintendência Regional de Saúde, Sr. Gilberto Dumond, a Secretária Municipal de Saúde, Cristine Rodrigues, a Coordenadora do CAPS I, Vânia Cunha e o Coordenador do NASF, Alex Ferreira Leal. A semana contou com o engajamento de diversas pessoas e foi um verdadeiro sucesso.

O CAPS é um serviço de saúde secundário, aberto e comunitário do SUS, destinado a acolher e tratar pessoas que sofrem com transtornos mentais graves, persistentes e demais condições psíquicas de grande comprometimento para a vida da pessoa. Oferece atendimento multiprofissional, estimulando a integração social e familiar da pessoa com sofrimento, além de oferecer atendimento em regime de hospital-dia como forma de atenção diária, personalizando e humanizando.