CÂMARAS FRIAS SÃO ADQUIRIDAS PARA AS UBS’s SANTA CRUZ E PARANAíBA

13 de junho de 2015

Com o objetivo de possibilitar mais segurança e praticidade, a Secretaria de Saúde de Carmo do Paranaíba, adquiriu 02 Câmaras Frias para os PSF’s Santa Cruz e Paranaíba, a aquisição foi licitada por meio de recursos do Programa de Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais e totaliza um investimento de R$ 30 mil. O equipamento é construído em aço inoxidável proporcionando uma longa vida útil, aumentará a capacidade de armazenamento e conta ainda com sistema de segurança, que garante autonomia por bateria de até 24 horas. Antes as vacinas eram mantidas em refrigeradores domésticos, o que não estava errado, porém dificultava o controle da temperatura ideal.

Além dos dispositivos de segurança, a câmara fria possui o uso de discadores para telefone fixo ou celular, fazendo a comunicação entre o equipamento e o servidor responsável em caso de emergência. Outro acessório de extrema importância é o software de gerenciamento, que ligado a um computador, permite a extração de gráficos e relatórios de desempenho de temperatura, permitindo o acesso remoto ao equipamento, via internet.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luciana Fernanda Pereira Lopes confirma a necessidade do equipamento. “As vacinas estão sendo conservadas em um equipamento específico e de alta qualidade, além disso, garante maior segurança para nós responsáveis, pois possui as especificações, as normas e o selo de qualidade da ANVISA”, explica.

De acordo com Luciana, a câmara fria é um dos vários investimentos feitos pela administração municipal para qualificar ainda mais o sistema de vacinas municipal.