Notícias

OTORRINO ATENDE EM CARMO

15 de junho de 2015

Somando-se às várias especialidades médicas proporcionadas pela Saúde Pública Municipal de Carmo do Paranaíba, a Otorrinolaringologia é uma especialidade cuja característica principal é o tratamento clínico ou cirúrgico (dependendo de cada caso, especificamente) de ouvidos, nariz, garganta e laringe. A avaliação do Otorrino é de grande importância para um correto diagnóstico e tratamento, em suas várias manifestações.

Contratado pela Secretaria de Saúde do Município e atendendo já há algum tempo na cidade, o especialista dessa área, Dr. Jother Soares Machado (que atende também no Hospital Madrecor, de Uberlândia) efetuou vários procedimentos na cidade no dia 30 de maio passado. Os atendimentos foram efetuados na Policlínica, com consultas de 47 pacientes, agendados anteriormente, 12 videolaringoscopias (exames para diagnóstico das mais diversas doenças da laringe) e duas cirurgias de garganta (Adenoamigdalectomia), estas últimas na Santa Casa de Misericórdia, instituição hospitalar conveniada com a Prefeitura carmense.

A variedade dos males tratados pela Otorrinolaringologia é extensa, a partir de seus sinais e sintomas: obstrução nasal, dores constantes de cabeça, de ouvido (Otalgia), de garganta ou da face; infecção do ouvido (Otite); purgação, secreção de pus dos ouvidos (Otorréia) ou de sangue (Otorragia); dificuldade auditiva (Surdez); zumbido; tonturas; rouquidão (Disfonia); roncos; Rinites, Sinusites, Desvio do Septo Nasal e Polipose (pequenas bolsas de tecido inflamado na camada da mucosa nasal); distúrbios do sono (Apnéia); crescimento anormal das amígdalas e da adenoide (Amigdalite), Faringite, Paralisia Facial, distúrbios da deglutição, alterações das pregas vocais e distúrbio do labirinto (Labirintite).

Novos atendimentos já foram agendados e, dentro em breve, inúmeros outros pacientes serão também atendidos nesta área da Saúde em Carmo do Paranaíba.