Festas Culturais agitam final de semana em Carmo do Paranaíba

3 de julho de 2018

As Escolas Municipais Henriqueta Cassimira de Menezes e Zulma de Oliveira Morais Gontijo agitaram o final de semana em Carmo do Paranaíba com a realização de suas festas culturais. Muita alegria, comidas típicas e decorações admiráveis foram os pontos chaves das festas.

Escola Municipal Henriqueta Cassimira de Menezes

No sábado (30), o show ficou por conta da Escola Municipal Henriqueta Cassimira de Menezes. Cerca de 400 alunos participaram da festa que teve como tema “As riquezas culturais de Minas Gerais”. O objetivo foi homenagear o Estado através de sua história, costumes, cultura e tradições.

De acordo com a diretora da Escola, Liliane Souza, a temática foi trabalhada na Escola durante um mês, através do projeto “Diversidade Cultural, Tradições e Costumes de Nossa Gente”. “ Nossa festa cultural é a culminância do Projeto, a intenção é fazer com que os alunos busquem a integração e a valorização de nosso Estado, reconheçam que ele é palco de uma riqueza histórica e cultural ilimitada e é terra de um povo hospitaleiro e atencioso”, disse.

Ensaiados pela coreógrafa, Giovanna Pires, os alunos apresentaram de forma brilhante as músicas: Seio de Minas, Cio da Terra, Vida Boa, Mineirinha Ferveu, Nos Enverga Mais Não Quebra, Uai Uai, Se Liga, Debaixo do Cacho, Alô Minas Gerais, Terra de Paz e Uma Partida de Futebol.

Escola Municipal Zulma de Oliveira Morais Gontijo

Domingo (01), foi o dia da Escola Municipal Zulma de Oliveira Morais Gontijo, com o tema “Cantigas de Roda”, a escola resgatou um forte traço da cultura popular e destacou a importância da expressão oral na educação infantil.

A diretora da Escola, Gracinha Boaventura, salientou que “em contato com as novas tecnologias algumas crianças acabam deixando de vivenciar as cantigas e brincadeiras de roda. Pensando no resgate dessa cultura, desenvolvemos nossa festa cultural envolvendo diferentes ritmos e canções. A ideia foi utilizar a imaginação e a criatividade para possibilitar o envolvimento dos alunos com a temática”, conclui.

Cerca de 140 crianças participaram da festa e apresentaram de forma encantadora as músicas: O Cravo e a Rosa, Peixe Vivo, Ciranda Cirandinha, Fui no Tororó, Samba Lelé e Mulher Rendeira.

Ambas as diretoras agradeceram o empenho e participação dos pais, familiares e da comunidade escolar. Prestigiaram as festividades secretários municipais, vereadores, diretoras das escolas municipais, coordenadoras dos CEMEI’S, funcionários da SEMEC, pais e familiares dos alunos.