DENGUE: NOTA INFORMATIVA
15 de janeiro de 2024Carmo do Paranaíba e região encontra-se com grande incidência de casos de dengue, com o aumento pela procura dos serviços de saúde públicos e privados. Vários são os fatores que favorecem a proliferação do mosquito, tais como: as alterações climáticas, o saneamento e a urbanização. Uma atenção especial merece ser dada ao comportamento das pessoas que por diversas razões acumulam água parada em suas residências, os quais favorecem a proliferação do mosquito. A dengue precisa ser combatida não só pelo poder público, mas com a participação de toda a população.
Uma estratégia complementar ao combate ao mosquito é o Fumacê (UBV pesado), que realiza uma nebulização espacial e mata os mosquitos. Para ser utilizado, precisa ser aprovado pelo Comitê regional de enfrentamento da dengue, após, ser liberado pelo estado. Seu uso está indicado apenas quando a incidência da dengue nos municípios fica acima de 300 casos por 100.000 habitantes, além de outros critérios. Carmo do Paranaíba realizou a solicitação do fumacê (UBV pesado) e aguarda aprovação do comitê e liberação estadual.
Precisamos informar que o fumacê não é a solução final para o fim dos casos de dengue. A estratégia de controle está ao alcance de todas as pessoas nas mudanças de atitudes quanto a limpeza dos quintais, caixas d’água, calhas e abertura das residências para o recebimento dos agentes de endemias.
Contamos com a colaboração de todos e em caso de suspeita de dengue, procurar as Unidades Básicas de Saúde de 09:00 às 11:00 hrs para acompanhamento médico e/ou a UPA com sintomas graves e nos finais de semana.
Lembrem-se, essa luta é de todos nós!