Notícias

“NOVEMBRO AZUL”, UMA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

1 de dezembro de 2014

    Ainda há uma forte resistência da maioria dos homens já em idade de realizar exame de prevenção do Câncer de Próstata (e, infelizmente, até mesmo para uma possível constatação). No Brasil esse tipo de câncer é o segundo mais comum ente os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

    Antigamente as pessoas esperavam o surgimento de doenças para então buscar o tratamento, porém é essencial mantermos a saúde, evitando o agravamento de enfermidades inclusive por meios preventivos. Qualquer que seja a doença, sendo diagnosticada no início, a chance de cura é muito maior, especialmente em se tratando de câncer.

    A estimativa prevê 70 mil novos casos de Câncer de Próstata no Brasil, somente em 2015. Para se evitar o mal, são necessários exames simples, rápidos e indolores, como o de sangue, o chamado PSA (sigla em inglês de Prostatic Specific Antigen, ou Antígeno Prostático Específico), que constata até 22% de comprovação, se houver a doença, somando-se com o de toque, feito por meio do ânus, por Urologista, com uma constatação ainda muito mais segura. É melhor ser menos “macho” do que correr o risco tomar conhecimento da doença tardiamente, caso venha a surgir.

    Com o propósito de reduzir ao máximo as incidências dessa doença, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, dia 23 de novembro, a “Caminhada Azul”, do programa “Novembro Azul”, que aconteceu durante todo aquele mês, voltado para a Prevenção do Câncer de Próstata. A presença de participantes foi interessante, embora tenha sido num domingo de manhã e pelo extenso trajeto (saída da Avenida João Batista, na entrada da cidade e seguindo até à Praça do Rosário, onde culminou com ações interessantes para o propósito). O evento contou com a parceria do Núcleo de Dança Roberta Garcia, com suas alunas e bailarinas apresentando números do sucesso do momento: a dança da Zumba, um interessante ritmo da América Central.

    Não podemos nos esquecer de que novembro é o mês de campanha de prevenção contra o Câncer de Próstata, porém é importante ressaltar que homens que tenham histórico familiar (se algum parente próximo tenha sido acometido pela doença), e também homens negros (mais riscos de incidências), em ambos os casos com idade a partir de 40 anos, devem procurar o Urologista. Para outros, 45 anos é a idade ideal. Os exames devem ser realizados anualmente. Como nunca, aqui a frase “Melhor previnir que remediar” tem fundamental importância!