MUTIRÃO DE LIMPEZA PARA COMBATE À DENGUE ESTÁ SENDO REALIZADO

2 de dezembro de 2014

Que a Dengue é uma doença grave não se discute. Quem já tenha sido acometido por ela faz relatos apavorantes. Não sendo cuidada, pode matar. O mosquito Aedes aegypti, o transmissor da Dengue aparece mais em grande escala no período chuvoso de regiões tropicais e subtropicais do planeta, caso do Brasil. Todo o combate a ele é necessário, inclusive a conscientização de todos de que o risco é geral, ninguém estaria a salvo de ser picado pelo mosquito. Assim, tem de ser uma ação de todos.

O Dr. Drauzio Varella participa da campanha nacional com a seguinte explanação: “A Febre Chikungnya é uma nova doença que chegou recentemente ao Brasil. Também é transmitida pelo mosquito da Dengue. Os sintomas são parecidos com os da dengue: febre, dor de cabeça e dores fortes pelo corpo. A diferença é que a Chikungunya ataca as juntas, causando inflamações crônicas que podem permanecer por anos. Água parada tem de ser eliminada. O mosquito está mais perigoso e pode matar”. Além do Aedes aegypti, o Aedes albopictus também é transmissor. Ambos existem no Brasil. Somente até 25 de outubro passado foram registrados no Brasil 1.617 casos desta nova febre, inclusive em Minas Gerais. Diferente do pernilongo e da “muriçoca”, o mosquito da Dengue tem hábitos diurnos, porém já está se ambientando também à noite, por causa de luzes de lâmpadas mais claras. Cientistas americanos estão concluindo estudos para produção de uma vacina contra a Chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica esta realizando um grande mutirão em toda a cidade, bairro por bairro, para eliminar os principais riscos de proliferação do mosquito. Para tanto solicita a toda a população, a cada morador da cidade para que contribua para o sucesso desse mutirão, colocando no passeio de sua casa tudo quanto possa armazenar água da chuva e ser local de desova do mosquito: garrafas, pneus, latas e outros entulhos. A prefeitura está fazendo o recolhimento em todos os bairros da cidade. Caixas de água também devem estar cobertas, e até cuidados com vasos de plantas.

O mutirão está seguindo este cronograma: dias 1º e 2 de dezembro nos bairros Santa Cruz, Morro Grande e Jardim Esperança. Dia 3: Residencial Vitória e Boaventura Braz. Dias 4 e 5: bairros Paraíso, Novo Paraíso e Nova Floresta. Dia 8: Centro e Parque do Taboão. Dias 10 e 11: Bairro Paranaíba. Dia 12: Bairro Alvorada. Dias 15 e 16: Lagoinha e JK. Dias 17 e 18: Rosário, Parque da Banheira e Village Veth. Dia 19: JB e Minas Gerais. Dias 22 e 23 Niterói, Alto Niterói e Jardim das Palmeiras. Dia 24: Bela Vista, Jardim Ouro Verde e Amazonas.

A Secretaria Municipal de Saúde espera um bom resultado, sobretudo contando coma colaboração de todos.