CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS EM ANDAMENTO

21 de outubro de 2014

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o SESI e o SENAI (Programas do Sistema FIEMG-Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) está aplicando um interessante curso de mecânica de motos. O Curso de Mecânico de Motocicletas, ministrado por uma equipe de profissionais de Belo Horizonte pretende a qualificação profissional neste segmento.

A indústria de motocicletas se desenvolveu acentuadamente no Brasil, que de importador passou a ser exportador, com várias marcas e modelos no mercado. A primeira motocicleta fabricada no país foi uma Yamaha RD 50 (a “Cinquentinha”), em 1974. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) o Brasil tem em circulação 17 milhões de motocicletas, um aumento de 290% num período de 11 anos. A maioria delas é utilizada como ferramenta de trabalho em incontáveis setores. Lembramos ainda que acidentes ocorrem constantemente, e, em muitos casos por falta de manutenção na motocicleta. Claro que o motivo principal é a falta de prudência do motociclista e também por respeito por parte de condutores de carros e de caminhões.

O Curso de Mecânico de Motocicletas oferecido pela Prefeitura tem por objetivo o desenvolvimento de competências para realização de manutenção dos sistemas mecânicos, utilizando ferramentas adequadas e seguindo normas e procedimentos técnicos, incluindo o acatamento às legislações ambiental e de segurança, seguidas dos fundamentos da mecânica automotiva, em especial o da motocicleta, em relação a motor, transmissão, sistema elétrico, etc., com aulas práticas e teóricas, onde se incluem vídeos específicos.

O curso de dois turnos (manhã e tarde), com duração de um mês está sendo aplicado a 24 alunos (incluindo alguns já da área), tendo sido iniciado no dia 25 de setembro e seu término será no dia 24 de outubro.