GRUPOS DE CONGADO E MOÇAMBIQUE EM CARMO DO PARANAÍB

22 de outubro de 2014

Domingo, 19 de outubro foi uma data marcante para a difusão cultural, a tradição e a religiosidade para centenas de participantes do Encontro Regional de Associações de Congado e Moçambique, realizado na cidade naquele dia.

Pela manhã houve a apresentação de todos os grupos locais e de oito cidades da região e à tarde a procissão, que saiu da Praça N. Sr.ª da Abadia em direção à igreja do Rosário, com 15 grupos e cerca de 450 participantes diretos. De Carmo: “Moçambique Filhos de Maria”, “N. Sr.ª do Rosário”, ”Beija-Flor Rosário de Luz” e ”Filhos do Divino Espírito Santo”. De cidades da região: ”Congado Catupé São Benedito”, de Patrocínio; “N. Sr.ª do Rosário Luz Divina” e “Catupé São Benedito”, os dois de Campos Altos; “Moçambique São Benedito” e “Congo Real”, ambos de Cachoeirinha (município de Córrego Danta); ”Moçambique Rosário de Maria”, de São Gotardo; “Moçambique N. Sr.ª do Rosário”, de Lagoa Formosa; “Congado Catupé Estrela Matutina, de Matutina; “Moçambique Viva Nossa Senhora” e “Congo Real N. Sr.ª do Rosário, ambos de Ibiá; “Comunidade de São Pedro”, de Rio Paranaíba.

Além dos membros de todos os grupos de Congado e Moçambique participantes, um grande número de pessoas também compartilhou de mais esta grande festa cultural e religiosa na cidade, como tem acontecido em anos anteriores. O prefeito Marcão foi um dos participantes e que, juntamente com os grupos carmenses recebeu os grupos visitantes. “Esta é mais que uma festa, é a propagação da cultura, tradição e religiosidade que se destaca na história não só de Carmo, mas de várias regiões do Brasil e inserida na história do país. Fico muito contente com a participação de grande parte da população carmense, assim como de tantos visitantes que nos honram com sua importante presença. Sejam sempre muito bem-vindos, é o que transmito a todos eles. Aos grupos de Carmo os meus parabéns pelo brilhante traabalho”, declarou o prefeito.

A Prefeitura participa desse evento através de repasses financeiros por meio de convênios assinados recentemente com as entidades carmenses envolvidas, para a organização e realização, assim como para a recepção de todos os grupos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou médico, enfermeiro e ambulância, para alguma eventualidade na comemoração. Houve também um ponto de água potável.