NOTA DE ESCLARECIMENTO – ESTRAGOS NO ASFALTO DA AVENIDA JOÃO BATISTA

22 de outubro de 2014

Todos já sabem o “sufoco” que grande parte do país passou (e ainda está passando) por causa da grande estiagem que se abateu sobre grande parte do país. Para se ter ideia, uma seca como esta ocorreu há 103 anos. Nem precisamos dizer o quanto as chuvas que acabam de chegar são bem-vindas.

Por outro lado, sempre há também algum tipo de danos, a exemplo do que ocorreu na tarde de terça-feira, 21, em Carmo do Paranaíba, com  50mm de volume de água num período de apenas 40 minutos de chuva forte e cerrada, causando danos tanto em propriedades particulares quanto nas públicas, como o ocorrido em várias ruas, praças e avenidas da cidade.

Uma das mais afetadas foi a Avenida João Batista, que passa justamente por obras importantes, inclusive para sanear problemas antigos causados por chuvas fortes. As obras já estavam em fase de acabamento, com todo o asfaltamento realizado, faltando a última parte que seriam as sarjetas de concreto e a elevação dos bueiros captadores de água pluvial, e, por isso a forte enxurrada daquele dia arrancou parte do asfalto e de material de compactação, que foram arremetidos para outras vias públicas situadas abaixo daquela avenida. Há de se considerar ainda a questão de lotes vagos e sem muros e materiais de construções colocados em calçadas. Tudo isso contribui para o agravamento dos fatos que vêm acontecendo, e, neste último caso, já há muito tempo.

Quanto às questões da Avenida João Batista, o prefeito Marcão e toda a equipe ligada à Secretaria de Obras se reuniram imediatamente para análise do acontecido e tomadas suas providências urgentes e as medidas necessárias, como retirada dos entulhos e limpeza, por exemplo. Entraram também em contato com a Construtora Paesan, empreiteira que está executando as obras, sendo que todo o prejuízo será assumido por ela, até pelo fato de as obras não terem ainda sido concluídas e, portanto não entregues à Prefeitura.

Apesar dos dissabores causados a inúmeras pessoas, estabelecimentos comerciais e sujeira nas ruas, e sem se querer justificar, é de conhecimento que chuvas torrenciais podem causar estragos verdadeiramente danosos, como ocorreu em Lages (SC), no final da semana passada. Felizmente em Carmo os transtornos são infinitamente menores.  A natureza é assim, só ela sabe de seu comportamento. Que venham as chuvas benéficas e necessárias e que estejamos preparados para recebê-las no que seja de bom ou no que seja com algum tipo de contratempo.