BIBLIOTECA DA SEMEC ENCERRA IMPORTANTE PROJETO

31 de dezembro de 2015

Durante os seis meses de desenvolvimento do Projeto “Nós, do Mundo de Tarsila: Leitura e Arte”, pela Biblioteca Pública “Alfredo Lopes da Costa”, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte (SEMEC) de Carmo do Paranaíba, o aproveitamento foi admirável, tendo em seus principais objetivos o de favorecer às crianças novas interações, interligando-as ao mundo da leitura, um dos caminhos mais importantes para a ampliação dos conhecimentos gerais de qualquer pessoa.

O programa, que leva o nome da pintora e desenhista Tarsila do Amaral, uma das maiores expressões da arte contemporânea do país que, com seu marido, o escritor Oswald de Andrade, integrou o Movimento Modernista do Brasil, nos anos 20.

Foram trabalhados neste projeto os seguintes temas: Autorretrato; Conhecendo Tarsila; Pintando com Tarsila; Família; Brinquedos e Brincadeiras do Folclore Brasileiro e Alimentos e Respeito ao Meio Ambiente. Foram realizadas releituras de obras de Tarsila do Amaral pelos alunos, que também produziram bonitas obras em guache sobre tela, que estão em exposição na Biblioteca da SEMEC.

As bibliotecárias Francilene e Leida, além da supervisora pedagógica Joana D’Arc, desenvolveram o projeto, que, paralelamente com o despertar do interesse das crianças pela leitura, amplia seus conhecimentos e também a respeito de si próprios e de outros. Com início em maio de 2015, foram atendidos alunos e professoras do 2º Ano das Escolas Municipais “Grasiella Ferreira de Melo” e “Henriqueta Cassimira de Menezes”.