EM AÇÃO O PROJETO “JUSTIÇA NA ESCOLA”

17 de novembro de 2015

Para consolidar mais ainda o projeto “Justiça na Escola”, idealizado pelo Dr. Marcelo Geraldo Lemos, juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Carmo do Paranaíba, foi realizado um ciclo de palestras sobre a importância de se trabalhar na Rede Pública de Ensino, abordando o tema. O evento aconteceu no dia 13 de novembro passado, no “Salão do Marquinho”, contando com a presença de um grande público, cerca de 240 pessoas.

Entre os que participam ou apoiam diretamente o projeto, desde sua implantação no início em 2015, estão o Ministério Público, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (esta, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS); a Delegacia Regional de Educação; as secretarias municipais de Educação, Cultura, Lazer e Esporte (SEMEC) e de Saúde; o Conselho Tutelar;  o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Foram levados em pauta, assuntos relacionados à vida escolar de crianças e adolescentes de toda a Rede Pública de Ensino, municipal e estadual do Município, com a participação efetiva de diretores, professores e seu colegiado.

Os palestrantes discorreram sobre temas afins, entre eles a coordenadora do CREAS, Elaine Moreira Braz (“Integração da Rede de Educação com os Órgãos de Proteção da Criança e do Adolescente”); o Dr. Paulo Delicoli, promotor da Vara da Infância, de Patos de Minas (“Atos de Indisciplina no Âmbito Escolar”); as analistas Débora Carvalho (Social) e Andrezza Oliveira (Pedagógica), da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação de dos Direitos da Criança e do Adolescente do Alto Paranaíba e Noroeste (CREDCAAPN), sobre a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e eventuais infrações praticadas por estudantes.

O Dr. Marcelo Lemos, juiz da Vara da Criança e do Adolescente, destacou a equipe do CREAS, enaltecendo seus relevantes serviços prestados à sociedade.

Ao final, os palestrantes receberam certificados e foram agraciados com artesanato produzido por alunos do Programa Curumim e da APAE e pelos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.