PROERD FORMA NOVOS ALUNOS EM CARMO DO PARANAÍBA

8 de julho de 2015

Em emocionante cerimônia realizada no Poliesportivo do Ponte Terra Tênis Clube, na terça-feira, 07, foi realizada a formatura de mais de 400 alunos, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em Carmo do Paranaíba. Um grande público assistiu à cerimônia, entre pais dos alunos, representantes da Polícia Militar e autoridades, todos unidos em torno de um compromisso social e educativo, num trabalho incessante na prevenção contra as drogas. Todos os diplomados são dos 5° anos das escolas da Rede Pública e particular de Ensino da cidade.

As ações do POERD são resultados do esforço integrado entre a 90ª. Cia. PM, o poder público, escolas e famílias. Durante todo o semestre, as aulas foram ministradas pelo 3° Sargento PM José Geraldo, seu coordenador no Município. O Programa utiliza também, como material didático, o “Livro do Estudante”, o “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor”, auxiliando os alunos no desenvolvimento das lições. Consiste nas atividades educacionais dentro de um aprendizado cooperativo e tarefas interativas que auxiliam o aluno a reconhecer e resistir às pressões que podem levar ao consumo de drogas ou a ações ilícitas. São desenvolvidas habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resoluções de conflitos de forma pacífica. A Polícia Militar acredita que está consolidando valores essenciais para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e resistente às seduções das drogas e da violência.

Durante as aulas as crianças realizaram um trabalho que consistiu em elaborar uma redação, 8 delas foram escolhidas e seus autores, Guilherme Ribeiro (Escola Criança Feliz), Pedro Faria ( E.M. Dilma Maria de Oliveira), Diego Rocha ( E. M. Júlio de Couto Gontijo), Julia Dias (E. M. Graziella Ferreira de Melo), Bruna Teixeira ( E. M. Prof. Geralda Maria de Oliveira), Jeniffer Faria (E. E. Leôncio Ferreira de Melo), Ana Julia de Souza ( E. E. Sizenando Amaral de Educação Especial) e Isabella Reis ( E.M. Henriqueta Cassimira de Menezes) foram homenageados durante a formatura.

O sargento José Geraldo mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado em 2015 e ressaltou que o importante, além dos resultados, é receber o carinho e a atenção das crianças que foram instruídas por ele. “É uma alegria finalizar nossos trabalhos nessa bela formatura de tantas crianças e adolescentes. O carinho que recebemos é o mais gratificante”, ressaltou.

A Secretária Municipal de Educação, Desirée Resende, ressaltou a importância de projetos como esse e agradeceu a participação da banda da 15° BPM que abrilhantou grandiosamente a solenidade.

Em seu discurso, o Prefeito Marcos Aurélio destacou: “A importância do PROERD e sua educação preventiva ao uso das drogas é fundamental e de extrema importância, uma vez que uma pessoa, ao ter seu primeiro contato com o tóxico, já se torna dependente, e isso, infelizmente, vem ocorrendo cada vez mais cedo. Esta parceria entre a Polícia Militar, o Poder Público Municipal e as escolas de nossa cidade contribui, e muito, no alerta contra o risco, o perigo inimaginável em que representa a droga, não só entre as crianças e os jovens, mas em todas as faixas etárias. A droga não destrói somente o usuário, mas causa danos também irreparáveis a toda sua família. Fica aqui o meu abraço afetuoso a cada um dos formandos do PROERD, na certeza de que estarão contribuindo muito com tão expressivo exemplo para a nossa sociedade. Por fim o sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia”, concluiu o prefeito Marcão.