ATIVIDADES DE FIM DE ANO DO CRAS

31 de dezembro de 2015

Depois de um ano de trabalho intenso, entre cursos, atividades físicas e outros, o CRAS encerrou seus trabalhos de 2015 com vários eventos de confraternização: no dia 9, em Quintinos, juntamente com a Comunidade de Campinhos; dia 15, confraternização em Campo do Meio, também com a Comunidade de São Bento; dia 16, na Comunidade de Sossego e no dia 18, na quadra esportiva da Escola Henriqueta, a entrega dos Certificados de Conclusão dos cursos de Crochê, Tapetes, Pintura, Artesanato e outros,

O Centro de Referência de Ação Social (CRAS), importante segmento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Carmo do Paranaíba, tem como um de seus objetivos ampliar a cobertura da Proteção Social Básica,. Conta com a parceria da Rede Socioassistencial para o acesso dos usuários nos bairros mais afastados daquele órgão, assim como em comunidades rurais. O CRAS tem a equipe Volante e de Referência, que desenvolvem o PAIF (Serviço de Acompanhamento Integral às Famílias). Desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os grupos são atendidos de acordo com faixas etárias e possuem uma carga horária mínima semanal, quando todos os usuários são atendidos por profissionais “Oficineiros” e Educadora Física, propiciando a convivência e o estímulo à boa saúde. Os grupos são acompanhados também pelas Equipes Técnicas do CRAS, formadas por Assistentes Sociais, Psicólogas e Orientadoras Sociais, que desenvolvem simultaneamente o PAIF com os usuários e suas famílias.

O CRAS oferece essas atividades desde 2009, porém foi em 2015 que ampliou significativamente o número de atendidos, totalizando aproximadamente 500 usuários semanalmente. As atividades são executadas em parceria com entidades de cunho social, escolas, associações de bairros da cidade, EMATER-MG e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).