REALIZADA 5° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

30 de junho de 2017

Na última quarta-feira (28), foi realizada a 5° Conferência Municipal de Saúde em Carmo do Paranaíba, cujo tema foi: “Saúde de qualidade para cuidar bem das pessoas”.

A secretária municipal de Saúde, Cristine Rodrigues, juntamente ao conselho municipal de saúde (CMS), presidiu a Conferência com apoio da comissão de saúde e colaboração dos servidores públicos do setor da saúde.

O objetivo da conferência foi elaborar propostas condizentes com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), para consolidação das ações de saúde no Plano Municipal de Saúde de 2017 a 2020, através da participação da população e dos servidores públicos do Município.

Estiveram presentes na ocasião: o prefeito Dr. César, a secretária municipal de saúde, Cristine Rodrigues, o juiz cível, Dr. Marcelo Lemos; o presidente da câmara municipal, João Vaz de Oliveira, o diretor da superintendência regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Babilônia; a presidente do conselho municipal de saúde, Liliane Borges; a representante da coordenação de saúde da mulher da secretaria estadual de saúde (SES/MG), Dehonara Almeida; vereadores; secretários municipais e uma grande parcela da população.

O prefeito Dr. César, parabenizou todos pela realização da conferência e destacou que durante sua gestão as ações de saúde serão pautadas no acolhimento e na humanização.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Cristine Rodrigues, há oito anos a conferência não era realizada no Município. “É de grande satisfação levantar junto à população e funcionários do SUS, as necessidades da saúde no Município. A nova gestão preza pelo bem estar do cidadão e as metas sugeridas na conferência, são instrumentos para a construção de uma saúde de melhor qualidade. A política de humanização inclui o diálogo com trocas de saberes, ideias, pensamentos e com a finalidade do princípio de união” destacou a secretária.

Foram realizados debates, trabalhos em grupo, apresentações de propostas e votações. Ainda de acordo com Cristine Rodrigues, o relatório da conferência será executado juntamente com o Plano Municipal de Saúde e repassado à população na reunião do Conselho Municipal de Saúde.