JOVENS DE CARMO DO PARANAÍBA ATUAM EM ORQUESTRA EM PATROCÍNIO

29 de junho de 2015

No primeiro semestre deste ano, jovens carmenses participaram do lançamento da Orquestra de Câmara de Cordas Friccionadas do Conservatório Municipal de Música “Dr José Figueiredo”, de Patrocínio.

O projeto de inclusão de jovens carmenses no mundo da música foi idealizado pelo professor Rogério Braz Lima, que leciona no Conservatório daquela cidade e, já há vários anos, leciona também, gratuitamente, música aos jovens de Carmo do Paranaíba. A participação dos jovens carmenses no evento contou com todo o apoio de Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte (SEMEC).

Rogério Lima falou sobre a importância e o poder da música: “A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.” Afirmou Rogério.

Ana Lúcia, chefe da Divisão de Cultura da SEMEC, acompanhou a apresentação dos artistas carmenses e afirmou que trabalhos culturais como estes são de suma importância para o desenvolvimento de jovens e crianças “Com base em pesquisas, os jovens que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida, como um todo e, geralmente, apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar em outras atividades do cotidiano”.

A próxima apresentação da Orquestra de Câmara de Cordas Friccionadas será em Carmo do Paranaíba, com um novo recital, e acontecerá na igreja Nossa Senhora do Rosário, no dia 09 de julho.