Notícias

SECRETARIA DE SAÚDE FINALIZA TRABALHOS COM SEGUNDO GRUPO DO PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO

25 de junho de 2015

Está sendo concluído em junho o segundo grupo do Programa de Combate ao Tabagismo em Carmo do Paranaíba. O programa foi iniciado em 2014, nos PSFs Paranaíba I e II, Santa Cruz, Rosário e Quintinos. Este importante trabalho, realizado pela equipe de Saúde Bucal, NASF e por médicos da Rede Pública de Saúde, será implantado também em todas as Unidades de Saúde do Município.

O programa de Combate ao Tabagismo foi criado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), com o intuito de mostrar que o tabagismo é uma doença crônica e merece a mesma atenção que é dada a outros males, como hipertensão e diabetes. O tabagismo ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer, no sexo masculino, no feminino, perde somente para o câncer de mama e colo de útero.

No primeiro grupo, 28 pacientes tiverem êxito e pararam de fumar. O próximo grupo será iniciado em breve. Para participar, basta procurar o seu PSF e informar seu interesse pelo programa.

Quem foi fumante e abandou o vício sabe muito bem o quanto ganhou com isto: melhora na respiração, melhor apetite, mais paladar, dentes mais claros e uma economia considerável. Se você fuma, pense nisso!