INÚMEROS EVENTOS MARCARAM A SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

24 de maio de 2016

Aconteceram, entre os dias 16 e 20 de maio, as comemorações da Semana Nacional da Luta Antimanicomial em Carmo do Paranaíba, com a participação dos profissionais, usuários e familiares dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I) e CAPS AD II (Álcool e outras Drogas) regional. Estas instituições, por serem órgãos da Administração Municipal e, da qual, têm sempre recebido grande apoio, assim como de segmentos da sociedade.

As comemorações foram cheias de muita alegria, com uma programação de festividades e eventos, com ornamentações referentes ao tema deste ano: “Eles Passarão, Nós Passarinho”, simbolizando que os manicômios passarão e as pessoas com sofrimentos mentais devem ser tratadas em serviços próximos de suas famílias e da sociedade, ou seja, livres como passarinhos.

OS EVENTOS:

Dia 16: abertura da Luta, com concentração na Praça Nossa Senhora da Abadia, com “pit stop”, panfletagem e passeata, com participação da Fanfarra Municipal. Esse evento emocionou e surpreendeu muito a todos os que o assistiram, pelo grito de socorro contra o de tratamento por meio de manicômios, sendo que aconteceu debaixo de chuva, o que não impediu que houvesse uma marcha pelos usuários, profissionais e componentes da fanfarra.

Dia 17: foi servido um delicioso almoço de confraternização dos pacientes cadastrados no CAPS I e, em seguida, Bingão no CAPS AD II, contando com a presença do Prefeito Marcão, de servidores municipais e outros convidados.

Dia 18: animado ‘Forró Festivo’ que, além das equipes e pacientes destes serviços dos CAPs, contou com a animação dos alunos e professores da APAE, o que impulsionou grande alegria e brincadeiras lúdicas, comprovando que a inclusão social é primordial na vida de todas as pessoas. É também nessa data que se comemora o DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL. Um programa de entrevistas ao vivo na Rádio Liberal FM, com a participação da Secretária de Saúde, Leandra Costa, representante dos CAPS I e CAPS AD e seus coordenadores, além de dois de seus usuários,.

Dia 19: disputado um emocionante torneio de futebol entre pacientes e profissionais do CAPS I versus CAPS AD, seguido também de lanche com salgadinhos deliciosos. Programa de entrevistas com usuários, profissionais e coordenadores foi realizado pela Rádio Planeta.

Dia 20: a Cerimônia de Encerramento Oficial da Semana Nacional da Luta Antimanicomial em Carmo do Paranaíba, realizado a partir das 19 horas, no auditório da Igreja Presbiteriana Central, gentilmente cedido através do Pastor Saulo, cerimônia esta que contou com brilhante palestra pelo psiquiatra Dr. Murilo Costa Loureiro, com o tema “História da Loucura”, que retratou as condições de tratamentos psiquiátricos do passado em meio aos manicômios, em analogia à realidade atual de tratamentos livres nos CAPS próximos da família e da sociedade. Foi um evento voltado para todos os profissionais da saúde pública do Município, que contou com a participação de 120 servidores municipais, confirmando que as ações de Saúde Mental são parte integrante de uma rede de Bem-Estar e jamais em manicômios ou com práticas manicomiais. Assim, a gestora encerrou, oficialmente, evento às 17 horas, identificando os avanços da Saúde Mental no Município e as propostas futuras para esta especialidade. Ainda nesse dia foi realizada a vacinação dos usuários do CAPS I contra a Gripe H1N1 (Influenza) e almoço festivo no CAPS AD II.

As coordenadoras e equipe de trabalho agradecem a participação e contribuição de todos que estão envolvidos nessa luta, que será constante e duradoura.

Por Vânia Cristina Alves Cunha – Coordenadora do CAP I.