CARMO DO PARANAÍBA É DESTAQUE NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL NA REGIÃO

20 de novembro de 2014

A saúde mental de Carmo do Paranaíba teve avanço com a implantação do CAPS I em 2004, sendo credenciado junto ao Ministério Público em 2005, o que identificou a diminuição das internações psiquiátricas da clientela com transtornos mentais gerais, ou seja, de pessoas com quadros de esquizofrenias, transtornos bipolares, depressões e outras doenças psiquiátricas.

A implantação do CAPS AD II Regional (Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de usuários de Álcool e outras Drogas) em abril de 2013, também beneficiou a população com tratamento adequado desta clientela na lógica da política nacional de redução de danos. Com esses recursos financeiros dispensados para a área da saúde mental, foi ainda adquirido um veículo próprio destinado aos serviços de saúde mental, inclusive para acompanhamento e internação domiciliar de pessoas com transtornos mentais severos, excluindo assim, a internação e re-internação psiquiátrica destes pacientes garantindo melhor qualidade de vida.

Com o investimento na construção de uma sede própria do CAPS I e acreditação da gestão pública nos serviços de saúde mental, Carmo do Paranaíba, tem sido destaque na área de saúde mental na região, pois somente este ano, profissionais dos CAPS de Presidente Olegário, São Gotardo, Rio Paranaíba e Patos de Minas realizaram visita técnica para iniciarem os CAPS em seus municípios tendo como base nossa lógica de atenção às pessoas com transtornos mentais. O município foi ainda contemplado com recurso financeiro para aquisição de materiais permanentes e de oficinas terapêuticas através da aprovação de três projetos de saúde mental pelo Ministério da Saúde.

Os CAPS contam com equipe mínima completa, tendo sido contratada recentemente, a psiquiatra, Dra Sheila Cardoso Rosa para atendimento no CAPS I e para crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade e o psiquiatra, Dr. Neiber Fausto de Azevedo Silva para a assistência no CAPS AD II, sendo este ainda responsável pelo atendimento da clientela encaminhada pelos Programas de Saúde da Família (PSF) na Policlínica Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba.

O serviço de atendimento psicológico conta com atendimentos individuais na Policlínica Municipal de Saúde e em alguns PSF e oficinas realizadas pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pelo acolhimento e projeto terapêutico definido pela equipe da atenção primária (PSF). O que também está em andamento é a conclusão da capacitação dos Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica pelo curso “Caminhos do Cuidado” que é um projeto para capacitar trabalhadores em saúde de todo o país no atendimento aos usuários de crack e outras drogas

Visando melhorar a qualidade de vida destes usuários, os CAPS oferecem atividades de lazer, de recreação, festividades, assembleias e reuniões visando à reabilitação psicossocial e a cidadania destes usuários. Diminuir o uso de psicotrópicos também é um dos objetivos de todos estes serviços.