SEGUNDA REUNIÃO PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI TEVE PRESENÇA DE POUCAS PESSOAS

15 de janeiro de 2016

Com a gravidade que se avista no horizonte, a Dengue, a Febre Cikungunya (ou Chicungunha) e o vírus Zika poderão se tornar um dos mais graves problemas da Saúde nos últimos cem anos, no Brasil e no mundo, pior até mesmo que a Aids e do Ebola, que tanto assustaram e ceifaram milhares de vidas.

O Aedes aegypti, mosquito transmissor de quatro tipos de Dengue, está  mais poderoso: além de estar picando também à noite, está causando ainda a febre Chikunagunya e, provavelmente o vírus Zika, de consequências gravíssimas, já de conhecimento de toda a população. O ovo do mosquito pode permanecer por até 400 dias, à espera de água para se desenvolver. O Problema está causando preocupações na maioria dos países, sobretudo das Américas, África e Ásia. Nos Estados Unidos, já em julho de 2014, a Chikungunya foi detectada em pessoa que não viajou ao exterior. A Europa está de prontidão para uma possível chegada dessas doenças.

A Administração de Carmo do Paranaíba, através das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de praticamente todas as demais secretarias do Município, tem dado intenso combate ao mosquito transmissor. Os resultados têm sido bons, porém o perigo não acabou. Sempre são encontrados focos de larvas do mosquito em pontos até impensáveis da cidade. A população precisa participar mais.

No dia 8 de janeiro, o prefeito Marcão reuniu-se, em seu gabinete, com secretários municipais, para os primeiros passos no combate à Dengue, à Chikungunya e ao vírus Zika. A Prefeitura, como as demais do país, foi solicitada, pelo Ministério da Saúde, e, no Estado, pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência Regional de Saúde (GRS), para se organizar, da melhor forma possível e por todos os meios, para o combate ferrenho contra esse perigo tão ameaçador.

Foi marcada outra reunião, que aconteceu na última terça-feira (12), na Câmara Municipal, tendo sido anteriormente convidados, por ofício, representantes de todos os segmentos mais importantes do Município, quando seriam traçados os principais planos iniciais de ação, inclusive a formação de um Comitê Municipal de trabalho. Não se sabe porque, o número de presentes foi muito pequeno: cerca de vinte pessoas, entre secretários municipais, funcionários da Saúde, vereadores e o prefeito Marcão, além da secretária de Saúde, Leandra Costa, que conduziu a reunião.

Ao se manifestar, o prefeito carmense falou novamente de sua preocupação sobre o assunto: “Graças a Deus, não há casos dessas doenças em Carmo, porém, pelo que se vislumbra, há preocupações, sim. Se não entrarmos “pra valer” no combate ao mosquito, poderá haver uma verdadeira e devastadora epidemia e ninguém está livre dos riscos. Como gestores também da Saúde Pública Municipal, não podemos fugir à responsabilidade e aos cuidados contra tamanho perigo. Cidadãos somos todos nós, assim, sem o apoio, a contrapartida da população e da Sociedade Civil Organizada, de todos os segmentos do Município, os êxitos não serão fáceis. Há uma programação a ser feita, portanto, assim espero, que a próxima reunião conte com a presença e um maior interesse. Vamos convidar todos, novamente”, declarou Marcão.

Segue em anexo o material com as importantíssimas informações que foram apredentadas na reunião. Em PDF.

Anexo – Febre Chikungunya e Zika 2015
Anexo – Apresentação COMITÊ SRS