Notícias

VOLTAM A SER REALIZADOS OS TESTES DA ORELHINHA

13 de agosto de 2015

A Administração Municipal de Carmo do Paranaíba, através da Secretaria de Saúde comunica que o “Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal” para crianças de 0 a 3 meses de vida voltou ser realizado.

    Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Todo bebê está propenso a apresentar possíveis problemas auditivos ao nascer, ou adquiri-los nos primeiros anos de vida. Com a finalidade de prevenir a deficiência auditiva ou até mesmo de remediar, no caso dos bebês que apresentem surdez congênita, é imprescindível a realização do Teste logo ao nascer.

      O exame consiste em inserir na orelha do bebê um fone acoplado a um computador que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que o ouvido do bebê produz.

     Para realizar o “Teste da Orelhinha” é necessário procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) os antigos PSFs, de seu bairro para agendamento junto à  Policlínica.