REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO GABINETE DO PREFEITO – CARMO CONTRA O AEDES AEGYPTI

10 de janeiro de 2016

O prefeito Marcão se reuniu, na sexta-feira (8), em seu gabinete, com os secretários Leandra Silva Costa (Saúde), Antônio Augusto Queiroz (Obras), Luis Ricardo Oliveira (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Delmo Carneiro (Transportes) e Itagiba Vieira (Administração e Finanças). A reunião foi específica, para se tratar de um assunto dos mais relevantes sobre a saúde da população, relacionado ao mosquito da Dengue, que está tão recorrente nas mídias que, às vezes, a população nem dá a atenção necessária. É que o Aedes aegypti está muito mais perigoso, pois, além dos quatro tipos de dengue, há a Chikungunya e o Zika vírus, este último responsável por uma epidemia de microcefalia (cérebro reduzido em recém-nascidos), recente no país, causada por picadas do mosquito enquanto a mãe esteve no período de gestação. E mais: o mosquito passou a atacar também à noite. De acordo com o Ministério da Saúde, em 100 anos esta é a pior epidemia na história do país, superior até mesmo a Aids, que aterrorizou o mundo a partir dos anos 80.

O Município não tem casos registrados, porém, se alguém vier de outra cidade e estiver contaminado e, se for picado pelo mosquito e este picar outras pessoas, elas vão contrair a doença. E isso poderia se tornar uma sequência de contaminações.

A reunião do Gabinete foi específica para tratar das ações que serão executadas, visando envolver toda a população nessa verdadeira guerra. Será realizada, em breve, uma nova reunião com a Sociedade Civil Organizada e vários segmentos do Município, quando será formado um Comitê de Combate ao mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zika vírus.  Serão programadas e realizadas todas as ações preventivas e sobre o combate a ser travado.