1º SEMANA DE COMBATE A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

9 de dezembro de 2014

A taxa de mortalidade por acidente de trânsito no Brasil vem crescendo ano a ano em ritmo constante, o índice chegou a quase 40% na última década, se nada for feito a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima que deveremos ter 1,9 milhões de mortes no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030. Mediante tal situação, foi desenvolvida pela Secretária Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba em parceria com a Policia Militar, Secretária Municipal de educação e escolas do Município a primeira Semana de Combate à Violência no Trânsito.

O projeto teve como objetivo proporcionar ferramentas a fim de sensibilizar as crianças sobre a necessidade e a possibilidade de adoção de medidas preventivas, principalmente no quesito de mudança de atitude, e com isso, contribuir e incentivar para a segurança e obediência às regras de trânsito. Foram ministradas palestras nas escolas e  concursos de desenho e redação também foram realizados. Alunos e as respectivas escolas vencedoras dos concursos foram premiados, dentre os prêmios estavam tablets, smartphones e computadores.

O primeiro lugar do concurso de Desenhos voltado para crianças de 07 á 10 anos ficou com o aluno Pedro Henrique do 5° ano da E. M. Henriqueta Cassimira de Menezes, o segundo lugar foi para Bruna Pimenta Silva do 5° ano da E. E. Leôncio Ferreira de Melo e o terceiro lugar ficou com a aluna Jordanna da E. M. Dilza Maria de Oliveira. Já o concurso de redação foi desenvolvido para alunos de 11 á 14 anos, o primeiro lugar foi para Laura Luísa Mota Costa do 8° ano da Escola Estadual professor Jose Hugo, segundo lugar para Amanda Lara Oliveira do 9° ano E. E. Professor José Hugo Guimaraes e o terceiro lugar para Pedro Augusto de Oliveira do 9° ano Colégio Pólis.

Portanto a fórmula para a conscientização da sociedade em relação às consequências de uma postura irresponsável no trânsito está em projetos como esse que atingem diretamente os cidadãos. Dada à relevância e magnitude do problema a educação no trânsito se faz cada dia mais necessária nas escolas, uma vez que atinge diretamente os jovens, assegurando a ausência de uma conduta irregular na sociedade, somente dessa maneira iremos reduzir índices assombrosos que atordoam o crescimento e desenvolvimento nacional.