REUNIÃO DE CONSELHO RURAL

4 de dezembro de 2014

Os conselhos e associações comunitárias da zona rural estão se destacando muito e são de grande importância para a produtividade e economia do país, pois são peças-chave na agricultura familiar, que por sua vez é responsável por 70% da produção agrícola do Brasil.

Instalada com apoio da Administração Municipal e da EMATER-MG, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Carmo do Paranaíba (CMDRS) é um dos bons exemplos de associatividade e parceria. Além de assuntos relacionados à produção, outros como Saúde, estradas, Educação, segurança, etc. estão sempre nas pautas de suas reuniões.

Importante reunião do Conselho foi realizada dia 21 de novembro, na Câmara Municipal, com a presença de diretoria e membros de todas as associações do Município: Água Limpa, São Bento (e Cuscuzeiro), Almas, Mata dos Salgados, Campinhos, Sossego, Pimentas, Malícia, Morro do Cabeça, e Jardim (em conjunto com Brasilinha, Malhada e Fuldas). Além dos associados, também presentes o presidente do CMDRS, Geraldo Magela (de Almas), o prefeito municipal, membros da Emater de Carmo, secretários municipais (Educação, Desenvolvimento Social, Estradas e Saúde).

Entre os vários assuntos em pauta estão questões sobre licenciamento ambiental, melhores valores sobre a venda do coco da Macaúba, atendimento médico na zona rural, por meio de equipe médica em veículo apropriado com equipamentos hospitalares básicos, coleta de material para exames clínicos e entrega posterior desses exames, inclusive o Papanicolau (de prevenção ao Câncer do Colo do Uterino), o trabalho dos Agentes Municipais de Saúde, enfim, ações de prevenção e de promoção à saúde. O prefeito disse que foi intenção disponibilizar uma unidade móvel de saúde para atendimento rural, porém o veículo adquirido não atendeu às qualificações, sobretudo em função de problemas para se dirigir a locais de difícil acesso por causa de manobras, pelo seu tamanho.