AULAS DE MÚSICA DO NÚCLEO DE OFICINAS CULTURAIS – SUCESSO

1 de abril de 2016

Inaugurado em 9 de outubro de 2015, o prédio que abriga o Núcleo Municipal de Oficinas Culturais de Carmo do Paranaíba, situado ao lado do 2º endereço da Escola Municipal Henriqueta Cassimira de Menezes tem mostrado sua importância, especialmente por suas Oficinas de Música, que leciona musicalização, violino, violoncelo, violão clássico e popular, além de metais, como saxofone, trompete e flauta transversal, pelos competentes professores Rogério Lima e Sérgio Soares, e já com turmas completas. As aulas são ministradas a 195 alunos, às segundas, quartas e sextas-feiras. Além dos que estão à espera por vagas, serão proporcionadas aulas de musicalização a alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais.

Rogério Lima, professor de violino e de violoncelo está bastante entusiasmado com o andamento daquela escola, assim se referindo: “As aulas de Música do Núcleo de Oficinas Culturais da SEMEC são um grande avanço na cultura de Carmo do Paranaíba. Desde sua inauguração, há alguns meses, não pensávamos que faria tanto sucesso. A escola está “bombando”. A cidade deverá continuar sendo um lugar que fomenta a Cultura. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao prefeito pela efetivação do compromisso feito há algum tempo. Quero frisar mesmo a gratidão que tenho por ele, pela instalação do Núcleo, a minha admiração pela sua sensibilidade e ter proporcionado aos carmenses a oportunidade de aprenderem música”.

Por sua vez, o professor Sérgio Soares se manifestou: “Realmente estamos além das expectativas. No início tivemos algum receio, porém estamos muito bem, com turmas completas e cadastramento para novas turmas. No passado tivemos a Banda de Música, que passou inerte por um grande período, agora a cultura da música está sendo resgatada com a implantação do Núcleo de Oficinas Culturais, especialmente em suas oficinas de Música”.

Houve também manifestações de alunos, entre eles  Camila Oliveira Melo , de 16 anos, aluna do curso de violino: “Há dois meses estou cursando violino no Núcleo. A música mexe muito com as pessoas em seu dia a dia. A música motiva dá uma visão do mundo e influencia na Cultura. Com esta escola, novas oportunidades foram abertas. Estou gostando muito e acho que o violino é um instrumento fantástico, sempre inovador”. Natan, de 17 anos, também aluno de violino declarou: “O importante dessa escola, além do aprendizado de música, é estar oferecendo novas expectativas, que poderão ser abertas, até mesmo como profissão”. Gabriel Moreira, de 16 anos, deu sua opinião: “Estou há dois meses fazendo aula de música e posso notar que que consegui evoluir muito. Temos professores que nos ensinam de uma forma boa e que nos cobram também pelos melhores resultados. Isso só acrescenta aos nossos conhecimentos, em especial pela música clássica, que gosto muito”.

Informações sobre futuras inscrições, com Ana Lúcia Queiroz, Chefe da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.