CAPELA SANTA CRUZ DO MONTE, UM DE NOSSOS BENS TOMBADOS, ESTÁ EM FASE FINAL DE RESTAURAÇÃO

4 de fevereiro de 2020

A Capela Santa Cruz do Monte, Tombado pelo Decreto Municipal n° 2409 de 2008, iniciou o restauro em outubro de 2019 e já se encontra em fase final. O tombamento da Capela foi de suma importância para sua preservação e perpetuação de nossa história. Seu dossiê de tombamento foi elaborado em março de 2009 e guia as intervenções de conservação do bem e na área de entorno, preservando este para as gerações futuras, caracterizando-se como um dos símbolos de Carmo do Paranaíba. A restauração da Capela tem como objetivo a preservação da história religiosa, política, cultural e social que a circunda, impedindo que um dos mais sagrados registros dos cidadãos carmense se perca. Desde sua última restauração, a capela vem sofrendo com o desgaste das ações do tempo e com depredações que agravam ainda mais seu estado de conservação. Salientamos que a construção da praça ao entorno da Capela, que iniciou também em 2019 já foi concluída. Destacamos que o restauro da Capela é graças aos recursos advindos do Fundo do Patrimônio Cultural (ICMS), que salvaguarda nossos bens, perpetuando assim nossa história.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), se empenharam para que esta ação pudesse acontecer, preservando assim nossa história. Cuide você também de nossos bens históricos, você é parte fundamental nesta ação.