Notícias

DIVULGADO PRIMEIRO BALANÇO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE – A CAMPANHA CONTINUA ATÉ DIA 20 DE MAIO

5 de maio de 2016

No último fim de semana, aconteceu o primeiro dia da Campanha Nacional De Vacinação Contra A Gripe, o ‘Dia D de Vacinação’. O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Carmo do Paranaíba aponta que o município cumpriu 61 % da meta, com 3.900 pessoas vacinadas. A meta de Carmo do Paranaíba é vacinar 6.368 pessoas.

É de extrema importância que a meta seja cumprida, imunizando toda a população prioritária, e para isso a campanha vai até dia 22 de maio, nas 10 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

O grupo prioritário da campanha compreende crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres em até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e população carcerária.

É recomendado que as pessoas levem o cartão de vacinação ao procurarem a unidade de saúde. Quem estiver com doses em atraso, terá o calendário vacinal atualizado.

A vacina é injetável e oferece proteção contra três subtipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. A transmissão da doença é pelo ar, por meio de gotículas eliminadas na tosse ou espirro. O vírus entra no organismo através da mucosa do nariz ou garganta.

 

(Texto por: Vigilância Epidemiológica de Carmo do Paranaíba)