Notícias

PARCERIA COM O UNIPAM: APRESENTADO O CRONOGRAMA DE AÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

16 de março de 2016

A comissão técnica formada por professores e alunos do Unipam, de diferentes áreas, já começa a trabalhar na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão de Resíduos Sólidos. Através de convênio firmado com o Cispar, consórcio gerido pela Amapar, sete municípios da região, entre eles, Carmo do Paranaíba, iniciam o cumprimento da exigência do Governo Federal em parceria com a Universidade.

 

A elaboração dos planos, realizados com a participação dos governos federal, estadual e municipal, profissionais, acadêmicos e estudiosos do setor,  prevê universalização destes serviços num horizonte de 20 anos. Nos sete municípios da região, além da comissão técnica do Unipam, as Prefeituras deverão nomear um comitê formado por representantes da Administração Municipal e lideranças comunitárias, atendendo a proposta de construção de projetos participativos. 

 

Na manhã da última sexta-feira (11), técnicos do Unipam se reuniram com prefeitos e gestores ambientais dos municípios, na sede da Amapar, para esclarecer prazos e atribuições de cada Prefeitura na elaboração dos planos. Nesta reunião estiveram presentes o Prefeito de Carmo, Marcão, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Luis Ricardo de Oliveira Dias, e Ronan Junior, da Assessoria de Comunicação Municipal. O Engenheiro Ambiental, Daniel Oliveira falou sobre cada etapa do projeto e pediu empenho das Prefeituras no cumprimento de prazos, já que o trabalho será realizado paralelamente em sete municípios. Os gestores também foram orientados a definir o mais rápido possível a logística com relação ao transporte das equipes técnicas, uma responsabilidade de cada Prefeitura. 

 

Dezessete profissionais do Unipam trabalham na elaboração dos projetos. Há pelo menos um mês, a equipe realiza o levantamento de informações de cada município e o prazo final para conclusão é de seis meses. Além de Carmo do Paranaíba, o convênio irá atender, inicialmente, os seguintes municípios: Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas, Lagoa Formosa, Presidente Olegário e São Gotardo.

 

Além de cumprir uma exigência que garante os repasses de recursos do Governo Federal, o convênio irá trazer economia, especialmente para os municípios menores que teriam dificuldades em financiar e cumprir os prazos determinados pela legislação ambiental. 

 

Fonte (com adaptações) : Site da Amapar