Notícias

Prefeitura e UFF avançam com parceria para REURB em Carmo do Paranaíba

2 de maio de 2024

A Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu nesta quinta-feira, 2 de maio, a visita de representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) no gabinete do Prefeito, para discutir sobre o projeto de regularização fundiária no Município.

Participaram da reunião na ocasião o Prefeito, Dr. César Caetano de Almeida Filho, o Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Humberto Queiroz Melo, a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosilaine Rita dos Santos, o Secretário de Governo, Ronan G. Barbosa, o Controlador Interno, Rodrigo Vinhal e da Universidade participaram o coordenador do projeto, Dr. Carlos Enrique Guanziroli, professor titular da Faculdade de Economia da UFF e o Sr. Claudio Crispim, consultor, arquiteto e urbanista, especialista em engenharia urbana.

A UFF tem como objetivo nesse projeto prestar assessoria e apoio técnico à prefeitura na emissão de certidão de propriedade das moradias e na elaboração de projeto urbanístico para as comunidades. Até o momento, foi realizado em municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Niterói, Itaboraí, Magé, Maricá, São Gonçalo, Santo Antônio de Pádua e Jardim Anil, no Rio de Janeiro. Com a formalização dessa parceria, Carmo do Paranaíba será uma das primeiras cidades de Minas Gerais a contar com o apoio da Universidade Federal Fluminense para o projeto de regularização fundiária. A Instituição é referência na área e conta com expertise no estudo e execução do objeto proposto, o que para os moradores é positivo, visto que a presença da universidade à frente do projeto gera a confiança de uma atuação competente e comprometida. À frente do projeto terá o Dr. Carlos Enrique Guanziroli, da Faculdade de Economia e sua equipe com representantes nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, assistência social e jurídica.

Com previsão de início para os próximos meses, a Prefeitura já está viabilizando e formalizando o acordo com a instituição. Por meio dessa parceria, tem-se como meta minimizar os problemas urbanos e sociais, através do título de propriedade aos beneficiários, que dá a garantia de propriedade plena em relação ao lote, valorização do seu patrimônio e maior acesso aos serviços públicos. Espera-se gerar bons frutos com essa ação e reafirmar o compromisso da Prefeitura e seus cidadãos.