PREFEITO CARMENSE NO FÓRUM REGIONAL

27 de agosto de 2015

O Prefeito de Carmo do Paranaíba, Marcos Aurélio Costa Lagares, que é também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR), com 18 municípios associados, foi um dos representantes dos 30 municípios presentes que compõem o Território Noroeste do Fórum Regional do Governo de Minas,

Os Fóruns Regionais, 17 em todo o Estado, têm, como objetivo, oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

O Território Noroeste, dentro desses Fóruns Regionais, abrange municípios que vão desde Santa Rosa da Serra, na divisa com o Centro Oeste Mineiro, passando por Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Paracatu, Unaí e outras cidades de duas regiões, até Formoso, na divisa com o extremo oeste da Bahia e o leste de Goiás.

O Governo de Minas fez uma análise dos hábitos e comportamento em todo o Estado e uniu áreas que possuam interesses socioeconômicos e geográficos em comum. São 17 os Territórios que abrangem os 853 municípios do estado. Em cada Território está sendo instalado o seu Fórum Regional de Governo, para que todos possam participar diretamente nas decisões sobre seu futuro, observar as potencialidades econômicas, suas prioridades, cujos dados possam orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os Fóruns seguirão como canal de constante diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade civil organizada, através de seus representantes políticos ou de órgãos e entidades civis.

Na instalação do Fórum do Território Noroeste, ocorrida na última quarta-feira, 26 de agosto, em Patos de Minas, estiveram presentes, entre as cerca de 800 pessoas, o governador Fernando Pimentel, o vice-governador Antônio Andrade, os secretários do Governo do Estado, prefeitos e políticos de destaque da região.

O prefeito Marcão, que ficou sentado ao lado do governador, teve a oportunidade de “tocar” em assuntos de interesse de Carmo do Paranaíba, assim como a região, sendo o presidente de sua associação, assim nos informou: “A instalação do Fórum do Noroeste foi um evento bastante concorrido, com cerca de 800 participantes. A cerimônia tinha um propósito específico, mesmo assim pude ter breves diálogos com o governador, falamos sobre as possibilidades da instalação de uma unidade industrial da SSA São Salvador Alimentos S.A (Super Frango) em Carmo do Paranaíba e região, do restabelecimento das obras de conclusão do asfaltamento da estrada que liga a cidade a Quintinos e da instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional, entre outros assuntos de nosso interesse. Pude notar que o governador já era conhecedor de nossas reivindicações e que está bastante informado sobre o que falávamos”, relatou o prefeito carmense.