CRAS AMPLIA OS ATENDIMENTOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E PAIF

27 de março de 2015

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Carmo do Paranaíba, tem como um de seus objetivos ampliar a cobertura da Proteção Social Básica, descentralizando parte dos seus serviços. Conta com a parceria da Rede Socioassistencial para o acesso dos usuários nos bairros mais afastados daquele órgão, assim como em comunidades rurais. O CRAS tem as equipes Volante e de Referência, que desenvolvem o PAIF (Serviço de Acompanhamento Integral às Famílias).

Além do PAIF, o CRAS desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os grupos são atendidos de acordo com faixas etárias e possuem uma carga horária mínima semanal, quando todos os usuários são atendidos por profissionais “Oficineiros” e Educadora Física, propiciando a convivência e o estímulo à boa saúde. Os grupos são acompanhados também pelas Equipes Técnicas do CRAS, formadas por Assistentes Sociais, Psicólogas e Orientadoras Sociais, que desenvolvem simultaneamente o PAIF com os usuários e suas famílias.

Os grupos em atividades são: Crianças de 0 a 6 anos (em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil “Pedro Luiz Garcia de Deus” e com a Escola Municipal “Dr. Júlio do Couto Gontijo”); crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos (em parceria com o Curumim, PROMEN e Cantinho da Sagrada Face); adolescentes de 15 a 17 anos (parceria com as Escolas Estaduais “Amadeu Gonçalves Boaventura” e “Leôncio Ferreira de Melo” e ainda com o Curumim); os idosos estão incluídos no CRAS e na Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia.

Trabalhos com Intergeracionais (todas as idades) são realizados no salão da igreja N. Srª. Aparecida e no Cantinho da Sagrada Face (Bairro Santa Cruz); nas sessões de Hidroginástica (Escola de Natação Luana); no Salão da Associação Comunitária do Bairro Alvorada;  na Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia e na APAE. Há também esses serviços em  Campo do Meio, São Bento, Campinhos, Quintinos e Sossego.

O CRAS oferece essas atividades desde 2009, porém foi em 2015 que ampliou significativamente o número de atendidos, totalizando aproximadamente 500 usuários semanalmente. As atividades são executadas em parceria com  entidades de cunho social, escolas, associações de bairros da cidade, EMATER-MG e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).