CREAS REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

21 de junho de 2017

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou uma campanha cujo objetivo primordial é divulgar e sensibilizar a população quanto a importância de respeitar as pessoas idosas enquanto cidadãos titulares de direitos fundamentais como a liberdade, a dignidade, o convívio social, entre outros, contribuindo para prevenção da violação dos direitos da população idosa.

A campanha consiste na realização de ações de abordagens aos idosos nos PSF’s, grupos de idosos do serviço de fortalecimentos de vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), instruções as equipes dos PSF’s e participação na imprensa local para falar sobre a importância da campanha contra a violência ao idoso. Estas ações se intensificarão até a primeira quinzena de julho, visando alcançar o maior número de idosos de nosso Município. O encerramento da campanha será realizado no dia 27 de julho na Conferência Municipal de Desenvolvimento Social.

O CREAS tem a função institucional de realizar orientação socioassistencial em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos, bem como acolhida e escuta individual voltada para a identificação de necessidade de indivíduos e famílias.

Em nosso Município, as principais violações dos direitos dos idosos são caracterizadas pela negligência e exploração financeira. As solicitações de atendimento podem ser encaminhadas pelo programa saúde da família, conselho tutelar, CRAS, autoridades judiciais e ministeriais, ou ainda através de ligações anônimas pelo disque 100. É importante destacar que quem formaliza a solicitação de atendimento tem sua identidade preservada.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Luciana Amaral: “A partir das ações desenvolvidas por meio da campanha, é possível promover o conhecimento e a reflexão sobre os direitos da pessoa idosa, objetivando proporcionar a melhoria no relacionamento entre as gerações, bem como uma forma de contribuir para o cumprimento da lei e redução da violação dos direitos” destacou Luciana.