SOLUÇÃO DE UM ANTIGO PROBLEMA

14 de julho de 2014

Tão logo o Marcão assumiu o cargo de prefeito de Carmo do Paranaíba, um de seus projetos já estava em pauta: acabar com a enorme e crescente erosão do Bairro Niterói, no encontro das ruas Gabriel Gontijo e Padre Manoel (antiga Lava-Pés). Os cálculos de valores eram assustadores, um custo praticamente inviável dentro dos orçamentos do Município, porém de extrema necessidade. Após estudos, cálculos e levantamentos, Marcão enviou à Câmara Municipal o projeto para apreciação dos vereadores, e no dia 25 de julho de 2013 entrou em pauta para discussão. Era um projeto ousado, portanto polêmico dado seu valor: mais de R$3.000.000,00 (três milhões de reais). Várias pessoas estiveram presentes, em especial moradores da região afetada, tendo sido convidadas pelo prefeito, inclusive por meio de divulgação nas mídias.

Após a aprovação pela Câmara, a sequência era buscar os recursos e seriam por meio de financiamento levantado junto à Caixa Econômica Federal, que se somando aos 3 milhões havia ainda a contrapartida pela prefeitura, de R$160.000,00 (cento e sessenta mil reais). A amortização do valor será por um período de 20 anos, mais período de carência de 10 meses, além de juros baixos, não comprometendo os cofres públicos municipais. O custo final da obra será, portanto de R$3.160.000,00 (três milhões e cento e sessenta mil reais). O contrato foi firmado dia 11 de abril, no gabinete do prefeito, com a presença de Daniel Rabelo, superintendente Regional para o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, e Ana Cláudia, gerente da agência da Caixa em Carmo do Paranaíba. As obras são ainda mais amplas, já que não serão apenas para acabar com o “buracão”, mas também a urbanização e construção de grandes galerias para captação de águas pluviais, partindo das proximidades da Apae, na Avenida Tancredo Neves (Bairro Alvorada), abrangendo a ruas Frei Santi de Ávila e Elias de Deus Vieira e seguindo em direção à área da Praça Santo Antônio (Niterói), finalizando no chamado “Córrego da Mariquinha”. Agora será a fase de licitação e tão logo seja concluída, a construtora vencedora executará esta obra de maior relevância.