SAÚDE BUCAL REALIZA PROJETO “SORRISO DE CRIANÇA” NO MUNICÍPIO

7 de abril de 2017

O setor de Saúde Bucal de Carmo do Paranaíba, realizou no mês de março e início do mês de abril, o projeto “Sorriso de Criança”. Executado em todas as escolas da rede municipal, através dos profissionais das equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), o projeto tem como objetivo, conhecer a realidade da saúde bucal desses estudantes, a fim de possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde bucal de qualidade.

As UBS´s que desenvolveram o projeto nas escolas são: UBS Paranaíba, Rosário, Santa Cruz, Paraíso e Quintinos. Foram desenvolvidas ações preventivas e de educação em higiene bucal, como a classificação de risco de cárie, distribuição de kits de escovação, orientações educativas sobre a escovação e aplicação tópica de flúor. De acordo com a classificação de riscos de cáries, as crianças são encaminhadas para tratamento em suas respectivas UBS´s.

Em continuidade ao projeto, uma vez por mês, as Equipes de Saúde Bucal das UBS´s, irão realizar a evidenciação de placa e escovação supervisionada, esclarecendo dúvidas e auxiliando na escovação dos dentes dos estudantes, e a cada três meses será realizada a aplicação tópica de flúor.

Segundo o Coordenador da Saúde Bucal do Município, Blenio Pires, através do projeto 2.954 crianças de Escolas e CMEI´S do Município foram atendidas. O coordenador e idealizador do projeto, ainda destaca a importância da parceria estabelecida entre a Coordenação de Saúde Bucal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SEMEC). “O suporte oferecido pela SEMEC, possibilita a promoção de saúde e controle da cárie nas escolas públicas do Município. É uma parceria de suma importância para a continuidade do projeto nas escolas” destacou o coordenador.