PREFEITO MUNICIPAL VISITA A CIDADE DE LASSANCE, BUSCANDO REFERÊNCIAS PARA MELHORIAS NA REDE PLUVIAL DE CARMO DO PARANAÍBA

2 de março de 2015

O Prefeito de Carmo do Paranaíba, Marcos Aurélio, juntamente com seu Vice, Dalson Alvarenga, o Secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, Antônio Augusto, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Soares, e os Vereadores Jader Quintino, Augusto Brandão e Maira Queiroz. Realizaram uma visita a Lassance, no norte de Minas, a fim de tomarem conhecimento do sistema de captação de águas pluviais da cidade.

Marcos Aurélio agradeceu a receptividade da Prefeita da cidade, Cléia Rabelo, e nos relatou: “Realmente foi uma viagem proveitosa, pois eles têm um sistema de captação de água pluvial, trabalhando com ações de reaproveitamento da água, que é direcionada ao lençol freático”.

A cidade de Lassance sofria com a escassez de água devido à baixa incidência de chuvas na região. Diante desse grave problema, foi desenvolvido um projeto inovador, o qual foi apresentado ao Prefeito carmense e sua comitiva.

O Sistema de Captação Pluvial de Lassance já funciona captando a água da chuva que cai nas ruas e é direcionada a cisternas, com 3 metros de profundidade cada. De 30 em 30 metros há cisternas que captam praticamente toda essa água, e a um baixo custo, que o faz ainda mais interessante.

O Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Antônio Augusto acredita no projeto: “Pela incidência de chuvas e relevo da cidade, podemos perceber que o projeto é muito interessante, inovador e bem elaborado, e que, quem sabe, poderá ser implantado em Carmo do Paranaíba”.

Foi relatado pela Prefeita de Lassance que outros municípios de Minas também tomaram conhecimento do projeto para que seja instalado também em suas cidades.

Será realizado um teste em Carmo do Paranaíba analisando se o sistema tem condições de absorver a maioria da água de chuvas das ruas que dão acesso à Avenida João Batista, como: a Patos de Minas, a Augusto Branquinho, a São Vicente, a Antônio Manuel e a Miguel Domingues. Se aprovado, o sistema poderá ser instalado em outros pontos da cidade.

O projeto, bem trabalhado e com a participação e colaboração da população, será sinônimo de melhorias para a cidade, evitando, assim, os transtornos como os acontecidos recentemente.