Notícias

Secretaria Municipal de Saúde divulga Nota de Esclarecimento sobre o caso de hantavírus registrado no município em fevereiro de 2026.

11 de maio de 2026

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o caso de hantavírus registrado no município ocorreu em fevereiro de 2026, tendo sido devidamente notificado e acompanhado pela Vigilância Epidemiológica. A confirmação laboratorial foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em 20/02/2026.

Esclarecemos que o caso não possui relação com o surto ocorrido no navio Hondius, podendo inclusive estar relacionado a cepas diferentes do vírus.

Para tranquilizar a população, reforçamos que o período máximo de incubação da doença pode chegar a até 60 dias, prazo já ultrapassado em relação ao caso registrado no município. Além disso, todas as medidas preventivas e ações de monitoramento necessárias foram adotadas de forma imediata pela Vigilância Epidemiológica.

O paciente apresentou sintomas iniciais compatíveis com outras doenças virais, evoluindo posteriormente para um quadro respiratório grave, característica possível da hantavirose. Após atendimento médico e transferência hospitalar para unidade de referência, infelizmente evoluiu a óbito.

A hantavirose é uma zoonose viral rara, transmitida principalmente pelo contato com secreções de roedores infectados, especialmente em ambientes rurais e locais fechados com presença desses animais. Os sintomas iniciais podem incluir febre, dores no corpo, dor de cabeça, náuseas e mal-estar geral, podendo haver agravamento rápido em alguns casos.

A Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas preventivas, como evitar contato com fezes e urina de roedores, manter ambientes limpos e ventilados e utilizar equipamentos de proteção ao realizar limpezas em locais com possível infestação.

Seguimos acompanhando a situação e permanecemos à disposição da população para orientações e esclarecimentos.