Notícias

NOTA SECRETARIA DE SAÚDE

12 de janeiro de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde , juntamente com a Vigilância Epidemiológica , vem por meio deste esclarecer e orientar a toda a população a cerca da última publicação sobre o Minas consciente do dia 07/01/2021. É importante ressaltar que o programa não é conduzido pelo município e sim pelo estado, e que este analisa os últimos dados epidemiológicos das regiões. A nossa macrorregião Noroeste passou da onda amarela para a verde, embora no município de Carmo do Paranaíba, houve aumento significativo do número de casos positivos, o que nos leva a manter o último decreto em vigência.
Em relação à realização dos testes laboratoriais, é importante dizer que estes não estão disponíveis a toda a população, e que a testagem de RT PCR segue critérios definidos por um protocolo ESTADUAL, sendo que no dia 22/12/2020, foi alterado novamente os critérios para realização ( Nota Técnica nº 11/SES/SUBVS-CELP/2020), excluindo os profissionais dos serviços essenciais, bem como pacientes assintomáticos, com exceção das gestantes. Com esta nota técnica a testagem de pacientes assintomáticos que possuem contatos com casos positivos não foi incluída no protocolo, sendo necessário manter o isolamento dos contatos.
Para os casos mais graves e hospitalizados, em que se faz necessário um diagnóstico mais rápido, e considerando as especificidades do teste, o município realizou compra dos testes de antígenos, porém esclarecemos que para realização do mesmo, o paciente precisa estar sintomático.
Além deste, o município disponibiliza teste rápido de anticorpos, que deve ser feito entre o 10° e 14º dia de sintomas, enfatizando que, caso o paciente não apresente sintomas é desnecessário a testagem.
Diante do aumento do número de casos no Município pedimos cautela e cuidado a todos que fiquem em casa se possível e continuem com todos os cuidados como: o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.