ESCLARECIMENTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E ESPORTE DE CARMO DO PARANAÍBA PROJETO EducaEMCASA

23 de junho de 2020

No desenvolvimento do Projeto EducaEMCASA, está sendo distribuído aos alunos e seus familiares, os Caderno de Atividades, sendo que o primeiro foi disponibilizado  no dia 11/05/2020. A cada quinze dias é feita a entrega de um novo Caderno de Atividades e o recebimento do anterior em cada unidade escolar. Para a entrega e devolução dos Cadernos de Atividades solicitamos além de todo cuidado e deliberações municipais e OMS no que diz respeito a distanciamento, uso de máscaras, uso de álcool em gel, que se faça uso de luvas e que os Cadernos recebidos sejam colocados em caixas organizadas pelo Professor, evitando assim contato direto com o mesmo, uma vez que os Cadernos de Atividades serão corrigidos cinco dias após sua devolução, respeitando assim o período de propagação do vírus em papel. O responsável pelo aluno vai à escola nas datas definidas e eles mesmos acondicionam o material do Caderno de Atividades já desenvolvido na caixa do professor de seu filho e pega o próximo com o profissional da unidade que está fazendo a entrega.

Os professores estão em teletrabalho, na elaboração dos Cadernos de Atividades e os demais profissionais da Escola, que estão fora da sala de aula, ficam responsáveis pelo xerox e organização do material.

Na área rural, na Comunidade de Bravinhos, a cada quinze dias, as professoras vão para fazerem a entrega dos Cadernos de Atividades aos responsáveis na própria escola, uma vez que são todos desta comunidade e aos alunos que estudam na Comunidade de São Bento, que se deslocam das Comunidades de Campo do Meio, Mata do Colégio, Água Limpa e Pirapora, a Diretora Maria Virgínia de Morais Silva e a Supervisora Samara Aparecida Borges de Deus, fazem a entrega dos Cadernos de Atividades em pontos previamente definidos com os pais.

Estamos desenvolvendo o Projeto EducaEMCASA, procurando manter a  interação do professor com os alunos e com as famílias, o qual está tendo uma aceitação significativa. Cada professor criou um grupo de WhatsApp da turma para que tanto os alunos quanto os pais tivessem acesso às orientações e explicações em relação ao desenvolvimento das atividades diárias.

As unidades como:  Projeto Curumim, Cantinho da Sagrada Face e Promem, onde tem professoras da Rede Municipal, que já atuam com o objetivo de auxiliar os alunos  nas atividades de casa, uma vez já matriculados nestas unidades, estão com carga horária reduzida, auxiliando na execução das atividades dos Cadernos do Projeto EducaEMCASA.

Em relação a Alimentação Escolar, no início de cada mês, as Diretoras recolhem os alimentos de vencimento no final daquele mês e com alimentos da Agricultura Familiar quinzenalmente, montam kits de alimentação para serem distribuídos  àquelas famílias mais vulneráveis de cada unidade, já cadastradas no Bolsa Família.

Nilva Aparecida da Costa

Secretária Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte