Centro Odontológico Municipal de Carmo do Paranaíba, mostra a eficácia do Programa Sorriso de criança e divulga levantamento de atendimentos feitos entre 2016 a 2018

14 de maio de 2019

Implantado em 2017 por esta gestão, o Projeto tem como objetivo a redução da incidência de cárie infantil nos escolares do município.  Através da ampliação do atendimento que agora é ofertado a toda criança em idade escolar da rede municipal de ensino, e de estratégias traçadas com base no levantamento do risco de cárie desses escolares, a coordenação de saúde bucal juntamente com as equipes de saúde bucal (ESB) do município priorizam as crianças com maior risco de cárie buscando a equidade no atendimento.

No mês de abril foram distribuídas cerca de 3.000 escovas de dente pelas equipes de saúde bucal, além do fornecimento do creme dental e do fio que são usados diariamente e na escovação supervisionada que é feita mensalmente pelas técnicas de saúde bucal que fazem a evidenciação da placa e a orientação de como fazer uma melhor higienização bucal usando a escova. A cada trimestre é feita a aplicação tópica do flúor com a supervisão do Cirurgião dentista que também avalia outras necessidades em saúde bucal dos alunos.

Houve um significativo aumento nas consultas e atendimentos odontológicos nas unidades de saúde como mostra o quadro. Assim como também aumentaram as consultas e procedimentos no Centro Regional De Especialidades Odontológicas – CEO.

A coordenação de odontologia e as equipes de saúde bucal do programa saúde da família de Carmo do Paranaíba são responsáveis também pela execução do Programa Nacional de Combate ao tabagismo que busca auxiliar os fumantes a deixarem o vício e levarem uma vida saudável sem cigarro. O programa é realizado nas unidades básicas de saúde trimestralmente e é oferecido a toda população.