CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS I) COMPLETA 15 ANOS

9 de julho de 2020

Em agosto de 2004, o CENTRO DE ATENÇÃO PSCICOSSOCIAL (CAPS I) iniciou suas atividades em uma casa alugada na Rua Prefeito João Luiz de Carvalho. Tudo era desconhecido para esta nova modalidade de tratamento para pessoas com transtornos mentais graves. A equipe não tinha habilidade psicossocial para lidar com um serviço que seria a substituição de um hospital psiquiátrico. Porém, aos poucos o serviço foi se estruturando e em 05 de julho de 2005 foi habilitado junto ao Ministério da Saúde, ou seja, 15 anos estão sendo completados com uma resposta muito efetiva à população de Carmo do Paranaíba. Ao longo dos anos houve grande avanço da saúde mental no município que se desdobrou com a aprovação de vários projetos pelo Ministério da Saúde, na implantação de mais um CAPS para pessoas usuárias de álcool e outras drogas e principalmente, pela construção da área física do CAPS, que é um modelo para a região Macrorregional Noroeste.

Das práticas de saúde mental, este, reduziu demasiadamente as internações em hospitais psiquiátricos e apresenta baixos índices de suicídio pela clientela em acompanhamento no serviço. A equipe tem em sua maioria, a solidificação de profissionais, que contribuiu para uma assistência humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) evidenciando que o trabalho integralizado produz resultados qualitativos.

Na atualidade, o CAPS cumpre seu papel de ainda realizar um trabalho de apoio matricial com discussões clínicas entre os profissionais médicos, enfermeiros das equipes de Estratégias de saúde da Família e das equipes multiprofissionais e dos demais serviços locais de saúde e da intersetorialidade. Dessa forma, em nome do CAPS agradecemos à todos os usuários, à todos os profissionais, todos os prefeitos e todos gestores do município que deixaram sua contribuição para com este serviço que sempre mostrou respeito e carinho na assistência prestada. Cabe ressaltar, que diante da Pandemia do Covid-19, não será realizada uma comemoração com aglomerações. Somente nesta matéria fica o nosso abraço e agradecimento à todos.