CARMO DO PARANAÍBA DIVULGA A LISTA DOS BENS HISTÓRICOS INVENTARIADOS E TOMBADOS
6 de dezembro de 2019
A Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Esporte divulga a lista do patrimônio municipal protegido por tombamento e inventariado, além daqueles que fazem parte do inventário de proteção do patrimônio cultural.
Na relação, disponível no site da Prefeitura de Carmo do Paranaíba: www.carmodoparanaiba.mg.gov.br, estão dezenas de bens inventariados e tombados por órgãos municipal, estadual e federal. Entre eles: Imagem de Nosso Senhor Morto, Capela de Santa Cruz do Monte, Conjunto Paisagístico Rua Calçada de Pedras da Fonte do Mandioca, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo; Praça São Francisco, Lagoa do Parque da Banheira entre outros.
Segundo a chefe de Divisão de Cultura e Turismo, Neuma Batista Souza, “O inventário é tão importante quanto o tombamento, quando se trata de bem material, e o registro, quando se trata de bem imaterial. Ele proporciona o reconhecimento de um bem cultural, objetivando sua proteção e caracteriza-se como um instrumento de gestão do município que auxilia na conservação e divulgação de seu patrimônio, pois tem amparo legal em leis federal e estadual”, destaca.
A metodologia aplicada na realização do inventário segue as diretrizes recomendadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que classifica os bens de interesse de preservação em diferentes categorias.
Com o objetivo de promover o patrimônio cultural local, o Portal da Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba atua como um importante instrumento de conscientização e intercâmbio de informações, a partir da divulgação da nossa diversidade cultural, incentivando a valorização dos acervos, a promoção de processos educativos e as ações de salvaguarda.
Conheça no arquivo anexo a Lista de Divulgação dos Bens Culturais Inventariados e Tombados no Município de Carmo do Paranaíba-MG: