“I FESTA CULTURAL NA PRAÇA”, SUCESSO EM QUINTINOS!

2 de novembro de 2015

Os moradores de Quintinos e região, além dos inúmeros visitantes, foram presenteados com a alegria e o entusiasmo dos eventos que marcaram a “I Festa Cultural na Praça”, realizada no último sábado (31), nas ruas e praça central da sede do Distrito de Carmo do Paranaíba.

Os festejos, em três etapas (desfile cívico-estudantil, danças e show), foram organizados e realizados pela Escola Estadual “Antônio Atanásio”, em parceria com o Pré-Escolar Municipal “Professor Jonas João de Oliveira” e com o CMEI “Maria Rita de Jesus”.

Na tribuna de honra, montada na Praça “Tote Barcelos”, além dos diretores Paulo Silvano (Escola “Antônio Atanásio”) e Istela Barcelos (Pré-Escolar “Jonas João de Oliveira” e  CEMEI “Maria Rita”), estiveram presentes: Desirée Resende Azevedo, secretária municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte, representando também o prefeito Marcão; Carlos Coimbra, diretor da E. E. “Major Mota”, de Major Porto; Dulce Costa, filha do homenageado João Costa; o vereador Jader Quintino; Maria Lioni, também homenageada no evento; Ronaldo Almeida e esposa Adriana (Agroquintinos e Rações Triângulo); o padre Fernando Mundim e ainda as costureiras-artesãs Marina, Lena, Nely, Célia, Júlia, Kátia e Maria do Irineu, que produziram as alegorias apresentadas nas festividades.

No desfile perfilaram-se alunos e a Fanfarra da Escola, que demonstraram toda a sua competência, sob a regência do instrutor Joaquim Felipe. Abrindo o primeiro pelotão, uma faixa continha: “Construindo uma Cultura de Paz nas Instituições de Ensino e na Sociedade”, relacionando o tema “Paz”, que hoje o mundo tanto anseia, pois, acreditando-se que, se houver paz na escola, na comunidade e na família, “o resto a gente corre atrás”. Em seguida o carro alegórico “Acordeom do Forró”, caracterizando uma referência a “Lampião” (Virgulino Ferreira), um desbravador do sertão nordestino, assim como estendendo homenagens a João Costa Júnior que, aos 102 anos, é o morador mais velho do Distrito e também um desbravador da região.

Por ser o 31 de outubro também o dia de Halloween (“das bruxas”), já há algum tempo comemorado no Brasil, alunos caracterizados provocaram o “alegre medo” no grande público que assistia ao desfile.

Houve ainda a apresentação de danças variadas e, em seguida, o show com Marcel Ribeiro e Elias do Acordeom.

Paulo Silvano manifestou seus agradecimentos também ao prefeito Marcão pelo apoio na realização daquela festa e já se preparando para a segunda edição da “Festa Cultural na Praça”. Por sua vez, Desirée Resende parabenizou a todos que contribuíram para a concretização deste, que era um grande sonho da Escola “Antônio Atanásio” e do povo de Quintinos.

Anexo – PAPEL TIMBRADO 2 SEMEC – CORRESP. ISTELA PRÉ DESFILE QUINTINOS -28-7-2015 (1)
Anexo – MENSAGEM MARCÃO PAULO CÉSAR SILVANO FESTA CULTURAL NA PRAÇA – QUINTINOS, 31-10-2015 (1)
Anexo – PAPEL TIMBRADO 1 SEMEC – CORRESP. PAULO SILVANO DESFILE QUINTINOS -28-7-2015 (1)