Notícias

Igreja Nossa Senhora do Rosário, patrimônio histórico da cidade, passa por reformas

30 de outubro de 2018

A igreja Nossa Senhora do Rosário é um bem inventariado de nosso município. Sua construção foi iniciada em 1882, sendo construída e concebida por Padre Miguel José de Morais e sua benção dada no ano de 1886, sendo a igreja considerada marco da religiosidade negra do município, bem como de acontecimentos históricos políticos.

Notando a importância da realização de uma nova reforma na igreja (a última havia sido em 2003), o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Carmo do Paranaíba (COMPAC) em conjunto com a comunidade, aprovou em reunião ordinária sua intervenção. Os recursos destinados para esta reforma são do Fundo do Patrimônio Cultural (FUMPAC), um dos repasses recebido do Governo Estadual destinado a este fim, assim como de projetos desenvolvidos pela comunidade paroquial, através de bazares, venda de biscoitos, entre outros.

O objetivo é que a Igreja fique com aspecto o mais próximo possível do original, tanto no interior, como exterior e arredores, para preservar a identidade da época em que foi construída. Segundo o Frei Ismail Lisboa Miranda o desejo é de manter a igreja como um ponto histórico e com muita beleza: “As orientações que estamos recebendo de arquitetos e de toda a equipe é de conservar o máximo do original e assim conseguir ter essa igreja como uma relíquia da nossa cidade.”

No próximo dia 25, a comunidade paroquial estará celebrando uma comemoração em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, de forma a angariar fundos para o término da reforma. Espera-se que dentro de um mês as obras já estejam no final.

A população pode fazer também doações para a obra. Basta levar a doação até o escritório da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Com o apoio de toda a comunidade, esta obra de tamanha importância para a história do Município poderá ser preservada.