SEMEC APRESENTA O PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

30 de abril de 2015

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) apresentou, no dia 30 de abril à Comunidade Escolar do Município as metas e estratégias do Plano Decenal Municipal de Educação, com o propósito de que a mesma opine e contribua para o aprimoramento das diretrizes do Plano. Presentes na solenidade o prefeito Marcos Aurélio, a Secretária Municipal de Educação Desirée Resende e outros secretários, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Soares Moreira, o Avaliador Educacional e representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Ian do Carmo Vieira, além da grande maioria dos profissionais da Educação no Município.

O Plano Decenal Municipal de Educação é um documento que formalizará e sinalizará, através de suas metas e estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) as diretrizes fundamentais ao alcance de um Ensino que vise a qualidade e a superação das desigualdades educacionais. Teve seu início com a apresentação das propostas do Plano Nacional de Educação, formadas em maio de 2014. Resultante de um processo democrático, o Plano Decenal de Educação de Carmo do Paranaíba será de suma importância, pois esclarecerá à população sobre a Política Educacional a ser implantada pelo Município e o processo de sua construção nos próximos dez anos, como também  apresentar ainda mais possibilidades.

Os objetivos gerais do Plano Decenal Municipal de Educação foram formulados a partir dos desafios colocados pelo Plano Nacional de Educação aos municípios. Dessa forma, o que ficará registrado no Plano é reflexo de uma construção coletiva em âmbito nacional, levantadas a partir das discussões regionalizadas, promovidas pelo Conferência Nacional de Educação (CONAE). O alinhamento desse Plano Municipal com as diretrizes e metas nacionais garantem a articulação dos sistemas de educação e sua escorreita execução.

Desde 25 de junho de 2014, quando foi sancionada a referida Lei, a Comissão de Elaboração do Plano Decenal Municipal de Educação começou a trabalhar, efetivamente, neste documento, exercício este que vem sendo desenvolvido há 11 meses. Desiree Resende, Secretaria de Educação, agradeceu o apoio do Avaliador Educacional, Ian Vieira, que foi de suma importância para a conclusão do Plano Decenal Municipal de Educação.

O Prefeito Marcos Aurélio falou sobre o assunto: “A importância do Plano Decenal Municipal de Educação pode ser observada através dos resultados positivos alcançados pelo Município. De parabéns todos os nossos Educadores pelas conquistas importantes alcançadas pelo nosso povo”.