ENCONTRO DE CAPOEIRA DE CARMO DO PARANAÍBA

29 de julho de 2015

Com o apoio da Administração Municipal, por meio da Divisão de Esportes, foi realizado, dias 24, 25 e 26 de julho, o “I Encontro de Capoeira de Carmo do Paranaíba”. Idealizado pelos capoeiristas William Silva “Piquira” e João Ramos “Pelego”, o encontro consistiu-se na apresentação dos capoeiristas, na sexta-feira à noite, na Praça São Francisco, e também no sábado e no domingo, de 08h00 às 20h00, em aulas e palestras ministradas por seis mestres da Capoeira no Poliesportivo do Ponte de Terra e na Escola Henriqueta, com jogos e troca de cordões e batismo de alunos iniciantes. Presença de um grande público e cerca de setenta participantes, inclusive de outros países (Israel e Inglaterra), de capoeiristas carmenses e  de Campinas, São Paulo e Sumaré, além de cidades da região: João Pinheiro, Presidente Olegário, Patos de Minas e Paracatu. Já foi agendado, para julho de 2016, o segundo encontro na cidade.

O principal ensejo do evento foi a motivação para a prática da Capoeira no Município, uma cultura essencialmente nossa, sendo um Patrimônio Cultural Brasileiro, reconhecido em vários países, e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, definido pela UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura,

O esporte é caracterizado por golpes e movimentos rápidos e complicados, utilizando inicialmente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. O ritmo cadenciado de berimbaus (que regem a Capoeira), atabaques, pandeiros, agogô e reco-reco dão uma estranha e agradável sensação de enigma.

William Silva, presidente da Associação Carmense de Capoeira e há anos praticante do esporte, declarou: “Capoeira é uma filosofia de vida, um coadjuvante social. Estamos formando cidadãos, com certeza. A Capoeira é um instrumento que traz para a sociedade pessoas bem informadas nos requisitos de cultura e arte. As Artes Marciais estimulam jovens e crianças”, definiu o presidente.

O prefeito Marcos Aurélio agradeceu a presença de todos os capoeiristas carmenses e visitantes, assim declarando: “Para nós é uma grande alegria nossa cidade sediar este I Encontro de Capoeira. Agradeço a todos que prestigiaram o evento, além de participantes de cidades vizinhas, de outros estados e até de outros países. Como em várias modalidades esportivas, a nossa Capoeira também forma vencedores e são sempre pessoas do bem. Já estamos aguardando o novo encontro, em 2016”, concluiu Marcão.