CÂNCER DE PRÓSTATA: PREVENIR É PRECISO!

27 de novembro de 2015

Os índices de acometimento do Câncer de Próstata são de números alarmantes no país: 70 mil na estimativa para 2015. É o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Antigamente as pessoas esperavam o surgimento de doenças para então buscar o tratamento, porém, é essencial mantermos a saúde, evitando o agravamento de enfermidades, inclusive por meio de prevenção. Qualquer doença sendo diagnosticada no início, as chances de cura são muito maiores, especialmente em se tratando de câncer.

Com o propósito de reduzir ao máximo a incidência dessa doença, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no dia 25 de novembro, na sede do Lions Clube, o evento conhecido como “Novembro Azul”, acompanhando a campanha criada na Austrália, em 2003, para a conscientização dos homens com idade a partir dos quarenta anos. É grande o número de pessoas, que se descuidam da saúde e, quando descobrem a doença, às vezes não se tem o que fazer.

O evento “Novembro Azul” foi marcado pela presença de um grande número de pessoas que ouviram importantes palestras sobre o assunto. Entre os vários médicos presentes estavam a Drª Stéphanny Matos, uma das coordenadores do evento e ainda: Drª Sandra Diniz, Dr. Haroldo, Dr. José Geraldo, Dr. Sebastião, Dr. Rogério, Dr. Josúe e a coordenadora das UBSs, Lúcia Queiroz.

Na sua palestra, o Dr. Haroldo falou da importância do rastreamento do Câncer de Próstata e sobre o acontecimento: “Esse tipo de evento deveria ser rotina junto à população, pois um dos principais objetivos do PSF é atuar na prevenção e promoção da saúde. É um momento em que os pacientes se descontraem e acabam se sentindo bem ao serem valorizados e por terem a oportunidade de compartilhar suas experiências com outras pessoas”.

Não podemos nos esquecer de que novembro é o mês de campanha contra o Câncer de Próstata, porém é importante ressaltar que homens que tenham histórico familiar (se algum parente próximo tenha sido acometido pela doença) e homens negros (com mais riscos de incidência), a partir dos quarenta anos de idade devem procurar um Urologista. Para outros, até os quarenta e cinco. Os exames devem ser realizados anualmente. Como nunca, a frase “Melhor prevenir que remediar” tem fundamental importância!

A Drª Stéphanny, organizadora do “Novembro Azul” em Carmo do Paranaíba, se lembrou também do “Dia da Criança” e do “Outubro Rosa”, este de prevenção do Câncer de Mama, eventos que também tiveram ações de promoção à saúde. Manifestou seus agradecimentos a todos os que deles participaram, inclusive ao Lions, que cedeu o espaço para o evento, e espera que novos acontecimentos desse nível sejam sempre desenvolvidos.